Proposta é levar aprendizes do programa de qualificação profissional do GDF a todas as regiões administrativas. Recursos virão da Câmara Legislativa
O governador em exercício do Distrito Federal, Rafael Prudente, anunciou um reforço de R$ 10 milhões ao programa de capacitação Renova-DF. A declaração foi durante uma visita a quadra poliesportiva da Expansão do Setor O, em Ceilândia, na tarde desta sexta-feira (16).
Os recursos virão por meio de descentralização orçamentária da Câmara Legislativa, com objetivo de estender a atuação dos aprendizes – hoje atuantes em Ceilândia e Samambaia – para as demais regiões administrativas.
LEIA TAMBÉM:
- Saúde vai abrir seleção para 1,5 mil novos agentes
- Pfizer pede inclusão em bula da indicação de vacina para crianças
- Governo de Brasília anuncia retomada das aulas presenciais em escolas públicas a partir de 2 de agosto
- Início do estudo clínico da Butanvac, primeira vacina contra COVID-19 com produção integral no Brasil
“O governo tem se empenhado muito em melhorar a vida desses profissionais, em especial neste momento de dificuldade que é a pandemia”, observou Prudente. “Com o investimento que virá da Câmara, será possível ampliar o Renova-DF, aumentar o número de participantes e gerar emprego e mais obras nas cidades”, completou.
Projeto Renova-DF
Lançado no final de maio, o Renova-DF está qualificando 3 mil pessoas desempregadas para atuarem nas áreas de construção civil e jardinagem. Os participantes recebem um salário mínimo, além de benefícios como o auxílio transporte.
Ao longo do curso, os alunos recebem aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, entre outros. Na parte prática, eles executam a recuperação de praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas e outros equipamentos públicos.