Projeto Economia Prateada abre inscrições gratuitas para os empreendedores do DF

O evento de lançamento do projeto será no dia 15 de setembro, às 17h, no auditório da Associação Comercial do Distrito Federal, e as inscrições são gratuitas.

A economia prateada, termo utilizado para se referir ao setor econômico relacionado às pessoas 60+, é responsável por movimentar quase R$2 trilhões ao ano no Brasil. Apesar deste crescimento, marcas e empresas ainda não priorizam os consumidores 60+. Com o objetivo de ampliar e fortalecer as atividades econômicas do mercado voltadas exclusivamente para o público dessa faixa etária, bem como auxiliar os empreendedores do DF com estratégias de negócios específicas para esse nicho, além de capacitar os idosos para o mercado de trabalho, será realizada a primeira edição do Projeto Economia Prateada.

O Projeto proposto pelo Instituto Movimento está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda por meio de um termo de fomento e teve recursos de emenda parlamentar da deputada Jaqueline Silva. Com duração de um ano, o projeto prevê várias atividades voltadas ao mercado empreendedor e aos idosos.

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Sabemos que o envelhecimento da população é uma realidade global e avança em passos largos. Com isso, a economia prateada – termo comumente utilizado para se referir ao setor econômico relacionado às pessoas 60+- é responsável por movimentar cerca de R$ 2 trilhões ao ano no Brasil. Apesar deste crescimento, muitas marcas e empresas ainda não priorizam o público 60+.

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as atividades econômicas do mercado voltadas exclusivamente para as pessoas com 60+, bem como orientar e auxiliar os empresários com a criação de estratégias de negócios específicas para este nicho, com inserção de produtos e serviços adaptados para essa faixa etária, além de capacitar os idosos para o mercado de trabalho, o projeto Economia Prateada visa também elaborar pesquisas acerca do tema, com foco nos principais anseios do público 60+ e apresentação de soluções para o setor e para os empreendedores do DF.

Conheça dados do público 60+

Um levantamento realizado pela agência FleischmannHillard apontou que 72% dos idosos reconhecem que há um despreparo nas lojas. Além disso, 65% dos entrevistados afirmaram que não acreditam na adequação de marcas para atender às suas necessidades e 52% afirmaram ter dificuldades para encontrar produtos que atendam às suas vontades. A economia prateada é um mercado de oportunidades, mas as empresas ainda não estão atentas às demandas do setor, pois acreditam que as gerações mais novas serão as responsáveis por movimentar o mercado econômico do País.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050 e, no Brasil, os números vão triplicar. Com este panorama, o nosso País pode se tornar a sexta população mais idosa do mundo. Este cenário irá exigir das marcas e empresas uma atenção especial para atender as necessidades das pessoas com 60+, tendo em vista que o consumo desse público tende a só aumentar.

É importante ressaltar que as pessoas com 60+ vem quebrando estereótipos e mudando hábitos de consumo. Por isso, é fundamental incentivar e fomentar novas políticas públicas neste sentido. Para entender tais necessidades, além de apresentar a demanda e a oferta voltadas para os idosos do DF, o projeto Economia Prateada contará com cinco fases de execução: rodada de conversa, estudos de mercados para o idoso, capacitação ao idoso, encontro regional de inovação e empregabilidade e, por último, apresentação dos principais resultados do programa.

Etapas do projeto Economia Prateada

Na primeira fase, que será realizada junto ao evento de lançamento do projeto Economia Prateada, o Silver Economy – Economia do Futuro, no dia 15 de setembro, às 17h, no auditório da Associação Comercial do DF, será apresentado para os empresários e idosos uma análise sociodemográfica do Brasil e do DF sobre o envelhecimento e as potencialidades econômicas da faixa etária 60+. A partir deste levantamento, os empreendedores do DF ficarão mais atentos às demandas do setor e estarão mais capacitados para fortalecerem o seu negócio, com inserção de produtos e serviços adaptados para o público da melhor idade. Na oportunidade, será divulgado também o resultado do sorteio dos cinco estudos de casos que serão realizados ao longo do projeto. As inscrições para participar do sorteio podem ser feitas aqui.

A segunda fase do projeto contará com quatro estudos de mercado voltados ao público da melhor idade, cuja finalidade é coletar insumos para contextualizar as reais necessidades do público 60+ e ampliar o conteúdo de capacitação, que será realizado com os idosos participantes do projeto. Além disso, serão realizadas também mais duas pesquisas voltadas ao ambiente profissional: dificuldade do idoso em retornar ao mercado de trabalho e a dificuldade em contratar profissionais da melhor idade. Esta etapa será realizada em parceria com a Rede Humanizar, que é composta por idosos e pesquisadores de diversos países que atuam na avaliação de produtos e serviços para a faixa etária 60+.

Já na terceira fase de execução do projeto, um grupo composto por quase 200 idosos, que serão divididos em três turmas, serão capacitados para o mercado de trabalho. A capacitação será realizada via Google Meet, com um total de 160 horas/aula, e todos os encontros serão gravados.

Na penúltima fase do programa, será realizado o Encontro Regional de Inovação e Empregabilidade, ocasião em que serão entregues certificados aos idosos, além da realização de um debate acerca do tema das pesquisas realizadas ao longo do projeto, do envelhecimento populacional e as potencialidades do mercado e do consumo da melhor idade.

Por fim, em sua última fase, será produzido um relatório final sobre as principais contribuições e resultados do projeto, que será enviado aos comerciantes do DF, com informações relevantes que, com certeza, irão mudar a perspectiva de análise em relação ao mercado e ao público 60+.

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