Sexta edição do PopRuaJud reuniu diversos serviços públicos em um só espaço, no Parque da Cidade, para facilitar o atendimento
Atendimento socioassistencial, emissão da Carteira do Idoso, de taxa de isenção de RG, de declaração de hipossuficiência, inscrição e atualização do Cadastro Único foram alguns dos serviços realizados nesta quinta-feira (7) pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) na sexta edição do Mutirão de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (PopRuaJud). O evento foi realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O mutirão PopRuaJud reuniu estandes de atendimento de diversos órgãos para oferta de serviços públicos gratuitos, como emissão de documentos – registro civil, CPF, título de eleitor, Nada Consta, Carteira de Trabalho digital -, consulta processual e redução a termo de demandas e conciliações, cadastros nos sistemas de assistência e benefícios do governo federal, atendimentos relacionados a benefícios sociais e FGTS e serviços médicos, odontológicos e de beleza, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
- IESB lança Prêmio Edson Machado para dissertações de mestrado
- Agenda cultural do Sesc-DF terá programação nas unidades de Taguatinga Norte, Ceilândia e Asa Sul. Confira;
- Mega-Sena: prêmio acumula para R$ 30 milhões em novo sorteio
- R$ 35 milhões para cooperativas de recicláveis: GDF investe no setor
Além das orientações sobre direitos, que já são oferecidas diariamente pelas equipes de duas unidades do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), a Sedes registrou 120 atendimentos relacionados a Cadastro Único, 73 declarações de endereço e encaminhamentos para acolhimento institucional, para Defensoria Pública e para atendimento de saúde pelo Consultório na Rua.
Trabalho conjunto
A secretaria também forneceu dois mil almoços e lanches, além de dar suporte para divulgar e ser ponto de apoio para as famílias em situação de rua terem acesso ao transporte que as levou até o mutirão. Os ônibus que saíram dos centros Pop foram fornecidos pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).
A iniciativa é um trabalho conjunto que, além da Sedes, envolveu o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e a Justiça Federal (Seção Judiciária do DF), com apoio das defensorias públicas da União e do Distrito Federal, da Secretaria de Saúde (SES-DF), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e vários órgãos do Judiciário e Executivo do Governo do Distrito Federal (GDF).
“É uma ação grandiosa que garante a cidadania para a população em situação de rua”, declarou a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho. “Nós estamos aqui mais uma vez em parceria com o Poder Judiciário, para realizar esse evento, onde conseguimos trazer de forma facilitada para esse público vários serviços gratuitos, evitando a necessidade de eles se deslocarem para cada um desses órgãos para receberem atendimento”.
PopRuaJud
Nesta sexta edição, o diferencial foi a oferta de atendimento para animais e espaço para as crianças. “Trouxemos alguns serviços extras em razão da demanda deles”, disse a juíza do TJDFT Luciana Yuki, que participou da organização do movimento.
“À medida que vamos realizando mutirões, nós recebemos retorno dos usuários para agregar mais serviços”, reforçou a juíza. “Nós temos essas percepções deles do que deve ser trazido ou não e das dificuldades do dia a dia, como a de ir até a Justiça Eleitoral, ou de ir até a Polícia Civil tirar Carteira de Identidade, conseguir Certidão de Nascimento, conciliação previdenciária.”