Equipes do GDF Presente ajudaram com mão de obra e maquinário para concluir a obra da administração regional
Demorou pouco mais de um mês de trabalho intenso para que a reforma completa da Praça do Artesão, no Cruzeiro, fosse concluída. O resultado é surpreendente, fruto da parceria da Administração Regional da cidade e um coletivo de arquitetos, que doou os materiais de construção. O GDF Presente também ajudou cedendo maquinário e mão de obra. O espaço público, agora, está de volta à comunidade ainda mais bonito e arrumado.
“Estou muito feliz e grata pela reinauguração do espaço”, afirma Rosana Mendonça de Azevedo, 53 anos, habilidosa na feitura de trabalhos com crochê, sobretudo tapetes e bolsas. “A gente, que trabalha com artesanato, ficou um bom tempo sem ser reconhecido, até o nome da praça estava desaparecendo”, conta a artista, há 25 anos no ramo.
LEIA TAMBÉM:
- UPAs do Iges-DF vão atender mais de 68 mil pacientes por mês
- Entregadores de bike vão receber kit de segurança do GDF
- Matrículas para rede pública já podem ser feitas pelo 156
- GDF Presente faz ações simultâneas em quatro regiões administrativas
Com a ajuda de seis reeducandos requisitados da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e de outros seis profissionais do GDF Presente e da administração local, um novo projeto de paisagismo ganhou vida.
O trabalho de transformação de toda área teve início com a retirada do excesso de terra e nivelamento do terreno para a instalação de 120 metros quadrados de piso autodrenante. Na sequência, foram refeitas as calçadas que circundam toda a praça e a pintura dos meios-fios.
“Trabalhamos muito para recuperar esse espaço tão emblemático para a população do Cruzeiro”, afirma o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida.
Para criar um ambiente mais agregador, seis bancos de concreto foram construídos. A ideia da administração regional é, depois do período de chuva, dentro da área verde, acrescentar uma mesa com quatro tamboretes de cimento. A novidade é a instalação de um palco flutuante de madeira, que será utilizado para apresentações artísticas e práticas esportivas.
“Iniciamos o trabalho para ocupação da comunidade com feiras, eventos, rodas de capoeira, atividade física e outras atrações”, comenta o administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Gomes de Paula. “No mês de setembro, a administração iniciou a promoção das Feirartes, encontros que visam promover e estimular atividades artísticas e artesanais, facilitando a comercialização e a divulgação dos expositores”, afirma.