Balanço aponta melhora nos índices de satisfação da sociedade relativos ao atendimento do instituto
A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal registrou aumento na satisfação da sociedade quanto às respostas dadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Das 5.780 demandas enviadas ao longo do ano passado, 72% dos cidadãos aprovaram o retorno dado pelo Iges-DF. Em 2019, o índice registrado foi de 68%.
Os números constam de balanço anual divulgado pela Ouvidoria-Geral do DF, que concentra o recebimento de demandas de todos os órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal. Segundo o balanço, a aprovação do Iges também se reflete no aumento dos elogios recebidos ao longo do último ano, que subiu em mais de 45%. Passou de 619 manifestações positivas em 2019 para 927 em 2020.
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Segundo dados da Ouvidoria-Geral repassados à Controladoria Interna do Iges-DF, os pontos mais abordados pelos demandantes foram relativos a condutas de colaboradores e a pedidos de agendamentos de consultas, exames e cirurgias.
Quanto à agilidade na resposta ao cidadão, mais um avanço: de 2019 para 2020, o Iges-DF reduziu de 13 para 10 dias o tempo médio no retorno das solicitações enviadas à Ouvidoria-Geral. O prazo máximo para responder a esse tipo de manifestação é de 20 dias, de acordo com a Lei nº 4.896/2012, que dispõe sobre o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal. Outro progresso está no índice de resolutividade do Iges-DF, calculado em 48% em 2020, contra 39% em 2019. A avaliação é feita pelo cidadão ao finalizar o protocolo de atendimento. Ele informa se a demanda foi resolvida ou não, nos casos de reclamações, solicitações e denúncias.
A Ouvidoria do Iges-DF é interligada à Central de Atendimento do Governo do Distrito Federal. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de informação, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias a órgãos e entidades do Poder Executivo local. O serviço funciona 24 horas e, na área da saúde, envolve questões como o atendimento nas unidades de saúde pública, o atendimento médico, o agendamento de consultas, cirurgias e exames, o combate ao foco da dengue e a fiscalização da Vigilância Sanitária.
Para enviar uma solicitação, basta acessar o site da Ouvidoria do GDF ou telefonar para o 160 ou o 162 (ligação gratuita). No site do Iges-DF, há um banner na página principal que direciona para o site da Ouvidoria do DF. Para oferecer maior transparência, o Iges-DF também instaurou um canal de denúncias próprio, seguindo um dos pilares do Programa de Integridade, pautado na Lei nº 6.112/18. O cidadão pode registrar sua demanda pelo site do instituto ou pelo e-mail [email protected].
*Com informações do Governo do Distrito Federal