As obras de drenagem próximas ao quilômetro 4 da DF-290 – perto do Condomínio Porto Rico – devem ser finalizadas até o próximo mês.
A água da chuva terá destino certo em Santa Maria. As obras de drenagem próximas ao quilômetro 4 da DF-290 – perto do Condomínio Porto Rico – devem ser finalizadas até o próximo mês.. O método utilizado na construção é o N.A.T.M – New Austrian Tunnelling Method –, mais rápido e seguro. O governo já investiu R$ 4,7 milhões na obra.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) usou seu Instagram para comentar sobre o trabalho de melhoria feito na cidade, “As obras de drenagem estão quase concluídas, com 90% da lagoa de detenção, 85% do canal e do túnel executados. Além dos claros benefícios que trará para os 40 mil motoristas que passam pela região, a obra gerou 360 empregos diretos e indiretos.”
O executor do contrato da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Carlos Vieira, explica que foram construídos quatro dissipadores – estrutura para diminuir a força da água – que caem na lagoa com capacidade para cerca de 40 mil caixas d’água de mil litros cada. Nesta etapa, faltam apenas o plantio de grama e a construção dos muros.
“Um dos problemas é a quantidade de lixo que vem com a chuva. Estava tudo limpinho e tivemos que parar os trabalhos para higienizar de novo. Foram retiradas 79.500 toneladas de lixo”, reclama. “Escavamos e concretamos ao mesmo tempo, por isso é um procedimento mais rápido e seguro, tanto para os operários quanto para a população”, informa Vieira.
A obra é financiada pela Caixa Econômica Federal, uma vez que os recursos para a execução estão vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pavimentação e Qualificação de vias urbanas no Setor Porto Rico (Santa Maria).
*Informações Agência Brasília e Instagram do Governador Ibaneis Rocha