Novacap com obras a todo vapor, governo enfatiza a importância das tesourinhas e promete finalizar revitalização até 2021

As tesourinhas inauguradas juntamente com Brasília, em 1960. E, de lá para cá, nunca haviam sido revitalizadas

 

Na sexta-feira (11), uma tesourinha revitalizada foi entregue, nas quadras 15/16 Sul. O governo está investindo R$ 7,3 milhões para reformar os 17 conjuntos de tesourinhas do Plano Piloto.

Um dos símbolos mais marcantes de Brasília, a tesourinha – criação de Lucio Costa para o projeto da capital federal – é a pista que dá acesso às superquadras, cortando o Eixo Rodoviário (Eixão). As tesourinhas inauguradas juntamente com Brasília, em 1960. E, de lá para cá, nunca haviam sido revitalizadas. “Este é um governo em ação com projetos de Estado”, enfatizou o vice-governador Paco Britto. “A prova disso é que estamos entregando mais uma tesourinha, devolvendo à população, completamente renovada, uma parte da nossa cidade que estava deteriorada”.

Considerando os riscos à população, o governador Ibaneis Rocha determinou ainda a recuperação dos conjuntos viários. O trabalho ficou a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que mobiliza, na obra, cerca de 100 funcionários, entre reparos na estrutura, limpeza e paisagismo.

Melhorias importantes

De acordo com o diretor de urbanização da empresa, Sérgio Lemos, em algumas vezes, é necessário um trabalho mais árduo para recuperação de todas as alças que compõem a tesourinha. “Tudo depende da situação em que se encontram o meio-fio, a estrutura”, explica. “Isso tudo vai ditar o tempo de trabalho”. A tesourinha da 15/16 foi uma das que ganharam revitalização de todas as oito alças da via.

“A Novacap tem papel importantíssimo na construção, na manutenção e conservação desta cidade”, lembrou o secretário de Governo, José Humberto Pires. “Queremos que, até março de 2021, todas as tesourinhas estejam revitalizadas e entregues à população”.

 

RECOMENDAMOS