Moderno centro de reciclagem é inaugurado no DF

A instalação fica na Cidade Estrutural e é um dos mais modernos equipamentos públicos para reciclagem de resíduos do país

O Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF) foi inaugurado nesta quarta-feira (02). A instalação fica na Cidade Estrutural e é um dos mais modernos equipamentos públicos para reciclagem de resíduos do país.

A intenção inicial é criar cerca de 2 mil empregos para catadores no centro de reaproveitamento, capaz de processar até 5 mil toneladas de lixo por mês. Na obra, o governo investiu R$ 21 milhões.

O Complexo é dividido em duas centrais de triagem e reciclagem e uma Central de Comercialização. Primeiro, os resíduos são recebidos na coleta seletiva, passam pela separação, classificação, pesagem e prensa. Para depois o material seguir para comercialização. 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) que executou, sendo o contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Mas a gestão vai ser compartilhada entre o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Sema, a Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) e as associações de catadores.

“O Complexo de Reciclagem tem um apelo social forte, porque vão ser quase mil famílias trabalhando aqui. Famílias que estavam desalojadas e sem trabalhar. Essas pessoas vão ganhar dignidade com as cooperativas que vão trabalhar aqui. Este local será referência nacional como o maior centro de reciclagem do país”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

RECOMENDAMOS