Com durabilidade de cerca de 20 anos, pavimento rígido oferece mais economia de recursos públicos, além de conforto e segurança para motoristas, pedestres e passageiros
O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo mais de R$ 400 milhões na aplicação de concreto em diversas vias da capital. A iniciativa, que já beneficia motoristas e usuários do transporte público em locais como a Estrada Parque Ceilândia (EPCL), W3 Sul, Túnel Rei Pelé e Boulevard do Túnel, tem como objetivo garantir maior durabilidade das vias, reduzir custos com manutenção a longo prazo e proporcionar mais segurança e conforto para a população.
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Concreto: a escolha inteligente para o futuro
A escolha do concreto como material de pavimentação se baseia em diversas vantagens em relação ao asfalto convencional, como:
- Durabilidade duas vezes maior: O concreto dura até 20 anos sem necessidade de manutenção, enquanto o asfalto exige reparos a cada 10 anos. Essa característica garante economia a longo prazo, pois reduz significativamente os custos com mão de obra e materiais.
- Manutenção mais simples e eficiente: A aplicação e a manutenção do concreto são mais fáceis e rápidas do que as do asfalto. Além disso, o concreto proporciona um nivelamento uniforme da via, o que não acontece com o asfalto, que tende a apresentar desníveis e buracos com o tempo.
- Maior segurança para os usuários: A cor mais clara do concreto aumenta a visibilidade noturna, contribuindo para a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres. Além disso, a superfície rugosa do concreto proporciona melhor aderência dos pneus, reduzindo o risco de acidentes.
- Conforto acústico: O concreto absorve mais ruído do que o asfalto, proporcionando um ambiente mais silencioso para os moradores das áreas próximas às vias.
- Sustentabilidade: O concreto é um material reciclável e durável, o que contribui para a preservação do meio ambiente.
Obras em andamento e projetos futuros
O GDF já concretizou diversos trechos importantes da malha viária do DF, como:
- Estrada Parque Ceilândia (EPCL): 26 km de concreto em ambos os sentidos, com investimento de R$ 75 milhões.
- W3 Sul: 10 km de concreto em ambos os sentidos, com investimento de R$ 27 milhões, nas faixas exclusivas para o transporte coletivo.
- Túnel Rei Pelé: 2.160 metros de concreto em três faixas de rolamento.
- Boulevard do Túnel: 2.160 metros de concreto em pavimento rígido para o transporte coletivo em ambos os sentidos.
Além disso, o governo tem planos para concretizar faixas exclusivas para ônibus em outras vias importantes, como a Estrada Parque Núcleo Bandeirantes (EPNB) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM). A Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) também terá 12 km de faixas concretadas, em um investimento de R$ 156 milhões que inclui outras melhorias.
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Inspiração em outras regiões e resultados comprovados
A escolha do concreto para as vias do DF foi inspirada em experiências bem-sucedidas em outras regiões do país, como a BR-163 em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, e em alguns trechos da BR-101 no Nordeste. Em todas essas rodovias, o concreto se mostrou mais durável e econômico a longo prazo, proporcionando maior segurança e conforto para os usuários.