A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília chancela a decisão do Governador do Distrito Federal de cancelar os eventos públicos e privados do carnaval de 2022, devido ao aumento dos casos de Covid-19 na capital federal, entendendo que o momento é de cautela por causa da variante Ômicron e do vírus Influenza H3N2.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do senhor secretário Bartolomeu Rodrigues, ainda em 2021, sempre deixou claro que seria quase impossível a realização da festa de magnitude do carnaval no Distrito Federal em 2022, devido aos números da Covid-19.
Entretanto, a Liga defende, veementemente, que o controle sanitário seja sanado, que o carnaval seja realizado fora de época. A cadeia produtiva direta e indireta do carnaval emprega milhares de profissionais a cada ano. Portanto, será muito difícil para toda essa categoria ficar novamente sem a realização do maior evento de Brasília. Nos últimos anos, antes da pandemia, o carnaval dos blocos tradicionais já levava mais de 1 milhão de pessoas para as ruas do DF durante a folia.
LEIA TAMBÉM:
- Mais de 1,5 mil testes contra covid-19 são feitos em dois dias
- Variante Ômicron: riscos, sintomas e cuidados necessários
- Confira as regiões com doses de vacina contra a gripe
- Verão: cuidados com a alimentação no período de férias e viagens; especialista explica
É importantíssimo que o GDF apoie e destine recursos para socorrer o setor, que corre o risco de ficar mais um ano parado. O carnaval movimenta agentes culturais como músicos, oficineiros, passistas, intérpretes de Libras, trabalhadores na área de luz, som, segurança, limpeza; movimenta diversos setores tais como: turismo, transporte, fantasias, alimentação e de bebidas etc. A atividade carnavalesca já é há muito tempo uma realidade da economia do Distrito Federal.
Mais detalhes: Paulo Henrique Nadiceo, presidente da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília – (61) 98424-9448 ou Jean Costa, vice-presidente – (61) 99997-4205 E-mail: [email protected]