A Secretaria de Saúde informa que está liberada a “xêpa” para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos, com ou sem imunossupressão. A medida vale a partir desta quinta-feira (21), nas mais de 70 Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal, que disponibilizarão as doses quando faltar uma hora para o fechamento das salas de vacina. O objetivo é evitar a perda dos frascos já abertos, a popularmente conhecida “xêpa” da vacina.
Confira a lista dos locais para vacinação infantil contra a covid-19. Link: https://www.saude.df.gov.br/lo
LEIA TAMBÉM:
- Convenção partidária que oficializará candidatura de Gustavo Mendanha ao Governo de Goiás será em 5 de agosto
- Decisão fechada: presidente promove a aliança entre Ibaneis, Arruda e Flávia
- Convenções partidárias podem ser realizadas a partir de hoje
- Convenção partidária que oficializará candidatura de Gustavo Mendanha ao Governo de Goiás será em 5 de agosto
A medida se explica porque cada frasco de CoronaVac contém dez doses do imunizante. Após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte. A orientação do Ministério da Saúde é para que essas doses remanescentes não sejam perdidas.
É importante salientar que a “xêpa” só será válida na última hora de funcionamento da sala de vacina e que não há garantia de disponibilidade. No horário normal de atendimento, está autorizada a vacinação apenas de crianças de 4 anos com comorbidade, condição que precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico.