‘Junho Verde’ encerra com debate sobre tecnologias

Instituto Brasília Ambiental promoveu série de palestras durante o mês, ampliando o debate sobre conteúdos ambientais

Ao encerrar as atividades relacionadas ao Mês do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, junto com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (28), pelo canal do YouTube da autarquia, o quarto e último dia do webinário Junho Verde, com o tema A tecnologia a serviço do Meio Ambiente do Distrito Federal.

O evento começou às 10h, com a apresentação dos palestrantes Luiz Antônio Aguiar, biólogo e analista de Meio Ambiente do Brasília Ambiental, e Guilhermino Silveira Rocha, geólogo e mestre em Planejamento Territorial e Gestão Ambiental.

LEIA TAMBÉM:

O biólogo Luiz Antônio falou a respeito da utilização de drones, pelo Instituto Brasília Ambiental, como ferramenta de transformação digital, que possibilita melhor fiscalização e gestão ambiental. Segundo ele, o equipamento tem sido de grande importância para a realização de inúmeras atividades de monitoramento. Entre elas, o acompanhamento de desenvolvimento florestal (silvicultura) e, também, de questões ligadas à fauna e flora.

Atualmente, o Brasília Ambiental possui dois veículos aéreos não tripulados, controlados remotamente, que ficam à disposição dos servidores. Os aparelhos conseguem capturar imagens em qualidade 4k a 60fps e fotos em 20 MP, o que possibilita a captação de imagens mais detalhadas. “Uma ferramenta que veio para trazer agilidade dentro das análises ambientais, pois necessitávamos de informações mais precisas e de forma mais rápida”, destaca Luiz.

Já o geólogo Guilhermino Silveira discorreu sobre a transformação digital pela geoinformação, dentro do Brasília Ambiental, com foco na instituição do Comitê Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda/DF), plataforma que unificará dados espaciais relevantes para análise de todas as categorias temáticas ambientais.

Todos os vídeos do webinário Junho Verde podem ser vistos no canal no Instituto no YouTube.

RECOMENDAMOS