Julgamento hoje (30) no TSE pode tornar Bolsonaro inelegível até 2030

O julgamento do ex-presidente, Jair Bolsonaro, pode chegar a conclusão hoje (30/06). Já são quatro dias de sessões. Três ministros ainda vão votar. Até o momento, o ex-presidente recebeu três votos a favor da sua inelegibilidade e um contra.

Jair Bolsonaro está em julgamento por causa de um encontro com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, criticou sem evidências as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral do país. A reunião foi transmitida pela TV oficial do governo federal.

No julgamento no TSE, a defesa alegou que a discussão do sistema eletrônico de votação não pode ser considerada um tema tabu na democracia e que a reunião foi um evento diplomático. A defesa do ex-presidente alega no julgamento no TSE, que o debate sobre o sistema eletrônico de votação não pode ser incluído como uma temática tabu e o encontro com os embaixadores foi diplomático.

Os ministros votando na maioria, faz com que Bolsonaro saia do julgamento inelegível até 2030. Com a condenação pelo TSE, Bolsonaro pode recorrer ao TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Hoje (30/06),à Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte, Bolsonaro disse que recorrerá ao STF (Supremo Tribunal Federal) caso seja tornado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Vou conversar com meus advogados, e o recurso segue para o STF”, disse à rádio, ao ser questionado sobre o que faria caso fosse tornado inelegível. “Esse julgamento não tem pé, nem cabeça”, declarou Jair.

 

Crédito Foto: Marlene Bergamo

RECOMENDAMOS