Informações para pacientes do DF serão enviadas por ferramenta digital

Foto: Davidyson Damasceno
Foto: Davidyson Damasceno

Tecnologia permite ao usuário consultar o seu lugar na fila de espera para exames e procedimentos

Nesta terça-feira, 17 de outubro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios lançou o Mapa Social do Distrito Federal em uma solenidade no auditório do MPDFT, com a presença de autoridades e profissionais de saúde.

A nova ferramenta proporciona acesso em tempo real a informações sobre exames médicos, consultas e cirurgias eletivas no Distrito Federal. O sistema, construído com base nos dados do Sistema de Regulação (Sisreg), reúne dados sobre educação, assistência social, saúde e orçamento.

De acordo com dados do MPDFT, o DF tem hoje mais de 857 mil solicitações em lista de espera pelo SUS. A nova plataforma promete o acesso de forma facilitada e precisa às solicitações dos pacientes para exames e procedimentos.

O presidente do IgesDF, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., destacou a relevância da tecnologia na promoção da transparência e na gestão de dados. Ele enfatizou que a tecnologia é um pilar fundamental para a construção de um sistema de saúde mais transparente e eficiente. “Com o Mapa Social, podemos tomar decisões mais estratégicas e melhorar a qualidade do atendimento à população do Distrito Federal.”

Durante o evento, a Secretária de Saúde do Distrito Federa, Lucilene Florêncio, destacou que o mapa é uma ferramenta de assistência social“ Vamos dar transparência porque o usuário precisa ser protagonista dessa ação e precisa saber dos seus direitos. Os usuários podem saber a data da sua inserção, a previsão ou data da marcação de seu exame, qual sua classificação, da gravidade de sua patologia, da sua necessidade de consulta. Também podem saber quantos pacientes aguardam uma cirurgia eletiva de uma determinada patologia e o local de espera.”

Dra. Lucilene reintegrou o compromisso da Secretaria de Saúde do DF em colaboração com o Ministério Público: “Estamos alinhados, unidos com o ministério público no sentido de encontrarmos caminhos maiores e melhores em tomarmos decisões de gestão. Avançando para disponibilizar informações essenciais aos usuários, que temos o dever de informar.”

Esse projeto é fruto da colaboração entre diversas entidades, incluindo as Secretarias de Estado de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Fazenda, a Controladoria-Geral, o Tribunal de Contas do DF e organizações da sociedade civil. Essa parceria visa aprimorar a qualidade dos serviços de saúde, tornando-os mais transparentes e eficazes para a população do Distrito Federal.

Por: Luciane Paz

 

RECOMENDAMOS