Segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 97,2% dos moradores do Distrito Federal são alfabetizados, perdendo só para Santa Catarina, que teve o resultado de 97,3% de alfabetizados. Esse excelente resultado é fruto do Governo do Distrito Federal (GDF) que promove uma educação pública de qualidade do ensino infantil até o ensino de jovens e adultos.
De acordo com a subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF (SEE-DF), Iêdes Braga, as iniciativas do GDF têm sido importantes para alcançar esse ótimo resultado que colabora com os dados divulgados este ano Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua que definiu o DF com a menor taxa de analfabetismo do Brasil.
A subsecretária do SEE-DF, Iêdes Braga, destaca a iniciativa de sucesso, conhecida como Alfaletrando, lançado este em 2024 para priorizar a alfabetização de crianças de até 7 anos e na continuidade do processo até o 2º ano do ensino fundamental, antes o desenvolvimento seguia até o 3º. “O programa foi construído pelos próprios professores e reflete a realidade do DF. Também temos todo um trabalho articulado da rede voltado para uma gestão compartilhada, ações de formação e acompanhamento nas unidades escolares”, observa a subsecretária. “Quando eu alfabetizo na idade certa, garanto uma trajetória dentro do fluxo regular”, afirma Iêdes Braga .
Dados da Secretaria de Educação mostram que, este ano, estão matriculadas no 1º ano do ensino fundamental 28.219 estudantes e outros 27.816 estão no segundo ano.