Cenário politico do DF repudia declarações de ministro de Lula
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, recentemente reconheceu que “não foi correta” suas afirmações sobre Brasília. As palavras negativas “ilha da fantasia” e que “faz muito mal ao Brasil” sobre a capital federal foram proferidas pelo ministro na última sexta-feira (02/06), em um evento na Bahia, segundo a Coluna Eixo Capital, do Correio Braziliense.
O senador Jaques Wagner (PT-BA), logo depois de se reunir com o ministro, na última segunda-feira (05/06), no Palácio do Planalto, destacou que as declarações do ministro Rui Costa é resposta de uma falta de conhecimento que muito políticos têm em relação a Brasília, pois tem uma limitação de movimento apenas na área do Plano Piloto, não conhecem as regiões administrativas e nem o entorno.
“Ele estava se referindo ao centro de poder. Como às vezes você fala o nome de uma capital querendo falar do poder político ou do poder público da capital. Então, ficou entendido que ele quis dizer que muitas vezes a gente usa uma figura de linguagem, mas que na cadeira que ele está sentado isso pesa”, afirmou o senador Jaques Wagner.
Apesar de o senador Jaques tentar deixar mais leve as declarações do ministro, o cenário político de Brasília deu um retorno bem negativo ao ministro. Primeiro foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que respondeu a fala do ministro com a seguinte expressão: “É um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”. A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) também não satisfeita se manifestou, o presidente da CLDF, o deputado Wellington Luiz (MDB) disse que o ministro Rui Costa “acha que o DF é uma ilha da fantasia, porque só frequenta os hotéis de luxo e restaurantes caros”. “É uma pena, mas tenho certeza que o presidente e a maioria dos ministros não comungam de seu pensamento que, enquanto brasileiro, me envergonha”, criticou o presidente da CLDF.
O deputado distrital Fábio Félix afirmou que a postura de Rui Costa foi “lamentável”. De acordo com o parlamentar, as declarações do ministro demonstram “puro preconceito, desconhecimento e uma leitura preguiçosa da situação do DF”. “O sonho da capital vibra no coração de cada morador da cidade. Respeite o DF, Rui Costa! O governo federal não deve emitir posições xenofóbicas e extremamente infelizes sobre nenhum estado da federação”, chamou atenção o deputado Félix.
Partido dos Trabalhadores acha comentário de Rui Costa infeliz
Filiados e políticos do PT do DF projetaram grande insatisfação com as expressões de Rui Costa, que faz parte do partido também. O deputado distrital do PT, Chico Vigilante, líder também do partido na Câmara, disse que a posição do ministro foi “infeliz”. “Mostra um completo desconhecimento da capital federal. Diante disto, o convido para conhecer o Sol Nascente, a Estrutural, o Pôr do Sol, e outros, para que conheça o verdadeiro DF”, declarou Vigilante.
Foto: minashoje.com