Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida severa terão mais uma opção de transporte gratuito na capital
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta terça-feira (21), o DF Acessível – programa com 25 vans adaptadas adquiridas pela Sociedade de Transporte Coletivos de Brasília (TCB).
O poder Executivo local também anunciou o Conecta +, que vai beneficiar mais de 20 mil deficientes físicos de baixa renda com internet 4G. Os lançamentos fazem parte de uma série de ações em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (21).
“Hoje é um dia de luta pela valorização e direito das pessoas com deficiência. Carrego esse sentimento desde que fui presidente da OAB-DF [Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do DF], quando criei a primeira comissão de pessoas com deficiência no âmbito nacional”, lembrou o governador Ibaneis Rocha. “Aqui no DF são cerca de 600 mil pessoas que precisam ser olhadas com carinho pela população e pelo governo com mais respeito e atendimento”, destacou.
LEIA TAMBÉM:
- Detran-DF: Candidatos cumprem as medidas de segurança no retorno das bancas examinadoras
- Às vésperas de completar 61 anos, Brasília tem cinco exposições virtuais para contar sua história, confira
- Conforto e Segurança: BRT vai disponibilizar mais opções de horários a partir de segunda-feira (19)
- Dia do Índio: Sejus reforça a luta pela preservação dos povos indígenas
Os veículos do DF Acessível possuem rampa de acesso para cadeira de rodas, ar condicionado, dois box para cadeirantes e cinco assentos. O serviço levará o usuário da porta de casa até o destino escolhido e vice e versa. Os interessados devem fazer o cadastro na sala da TCB e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, localizada na Estação 112 Sul do metrô. É preciso apresentar documentação médica. Após a análise dos papéis, os atendimentos serão prestados, inclusive, aos fins de semana.
Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira, inicialmente, o atendimento será exclusivo para as pessoas com deficiência motora severa, mas a TCB pretende estender o serviço a toda àquela parcela da população. Os motoristas receberão treinamento pelo Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem (Sest/Senat).
As vans terão seus itinerários estabelecidos por meio de software e do Sistema de Posicionamento Global (GPS). A TCB pretende atender até 250 pessoas por dia com o serviço. O próximo passo será a disponibilização de um aplicativo para acompanhar a localização do veículo. A previsão é de que os primeiros passageiros sejam atendidos ainda no mês de outubro.
20 mil conectados à internet
Também foi lançado o Conecta +. O programa tem como objetivo a promoção da inclusão digital e social. Os critérios para a participar do programa serão divulgados no site da pasta. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, a ideia é facilitar cada vez mais a vida das pessoas que precisam do sinal para se locomover, trabalhar e estudar.