Governadora em exercício participa da abertura da Semana Pedagógica 2023

Minicursos e palestras online vão preparar os profissionais da Secretaria de Educação para receber os mais de 470 mil estudantes da rede pública

Com o auditório do Museu Nacional da República cheio de profissionais da Educação, a governadora em exercício Celina Leão abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira (7), o ano letivo da rede pública de ensino. A solenidade marca a preparação de diretores e professores para o retorno às salas de aula, que ocorre em 13 de fevereiro, quando os mais de 470 mil alunos chegarão às escolas públicas do Distrito Federal.

A Semana Pedagógica é o momento de retomada das ações nas unidades escolares da rede pública, permitindo análises, planejamento e organização dos trabalhos pedagógicos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Além disso, estão sendo ofertados minicursos e palestras em formato online para atender os 24 mil professores da rede.

LEIA TAMBÉM:

“É uma semana de preparação para receber os alunos que estão regressando ou alguns ingressando na rede pública. Tivemos um aumento de oito mil novos alunos inscritos e a secretaria teve que se adequar para receber essa nova demanda”, afirmou Celina Leão.

A governadora citou que o GDF tem inaugurado e construído novas escolas e creches, além de implantado programas complementares para que a rede se adapte à nova demanda. “Nós temos um planejamento de construção de escolas e creches e realmente vamos conseguir acolher de forma adequada a todos esses novos alunos”, completou.

Ainda durante a participação na abertura, Celina Leão fez questão de reforçar a atenção e o trabalho do governo para prevenir e combater a violência contra a mulher no DF e pediu o apoio dos profissionais da Educação, assim como fez na segunda-feira (6) com os novos servidores da Saúde.

“Ontem, nós convidamos a rede pública de saúde para nos ajudar, mas vocês também são uma porta de entrada importante para evitar esse tipo de crime. Então peço a ajuda de todos vocês para que a gente possa se unir. Vocês são peças fundamentais na nossa sociedade. Tenho certeza que essa semana vai ser estruturada da melhor forma possível”, definiu.

Programação

Com atividades até sexta-feira, a Semana Pedagógica terá 159 minicursos de extensão promovidos com parceiros da Secretaria de Educação e palestras de convidados renomados, como o professor Gabriel Chalita, a filósofa Lucilene Galvão e a psicóloga Renata Muniz Prado.

“Cada ano a gente altera, alterna, supera e melhora para que o nosso estudante receba o resultado disso tudo. Nós temos a novidade dos minicursos em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), cada um pensando nas diversas áreas da casa, de modo que todos sejam contemplados”, explicou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

“Vamos ofertar palestras maravilhosas sempre com esse foco no cuidado e nos problemas socioemocionais. A gente precisa fortalecer o nosso professor para que o nosso estudante seja fortalecido. É uma cadeia pensada para que chegue até o estudante”, completou.

A parceria com a UnB resultou em 19 atividades dos cursos de licenciatura. “É uma honra ter sido convidada não só para hoje, mas para toda a semana. A gente entende que só é possível melhorar a educação com essa parceria”, analisou a reitora da UnB, Márcia Abrahão. Atualmente, UnB e Educação também trabalham em conjunto na criação de uma creche e de um centro de pesquisa de primeira infância.

Também parceiros do evento, o Sebrae-DF apoia com a reativação e o incremento do projeto Turismo Democrático e Cívico no DF, o Instituto BRB promove cursos de educação financeira e organização das finanças e os Centros Interescolares de Línguas (CILs) apresentam o Projeto Guia do Estudante.

Preparação

Diretor do Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois, em Planaltina, Adimário Rocha Barreto compareceu à abertura da Semana Pedagógica. Para ele, o evento serve para orientar o planejamento do ano letivo da escola.

“É sempre importante porque norteia o trabalho nas escolas daquilo que é a política pública para educação no DF”, afirmou. “E conseguimos direcionar melhor de acordo com a comunidade que atendemos”, acrescentou. A unidade atende 1,4 mil alunos do 6º ano ao ensino médio, incluindo curso técnico de informação e educação integral.

O diretor do CED 310 de Santa Maria, Luís Cláudio Lopes de Araújo, classifica a Semana Pedagógica como “a oportunidade que a gente tem de planejar”. “É esse momento de sentar e olhar como vai ser o ano, planejar todos os eventos e obter o resultado mais positivo possível”, comentou.

O novo formato do evento foi elogiado pelo diretor. “Achei que ficou bacana esse modelo híbrido que foi proposto. Acho que é importante a gente ter essa coordenação de rede”, complementou. Araújo está à frente de uma escola com 950 estudantes de ensino médio, além de mais de 50 do sistema socioeducativo.

RECOMENDAMOS