Enquanto os ipês dão adeus à cidade, os flamboyants começam a encantar os brasilienses com sua beleza exuberante. A árvore, que é nativa da ilha de Madagascar, é uma das mais bonitas do mundo e é muito utilizada no paisagismo.
Com flores em tons vermelhos vibrantes, o flamboyant é uma verdadeira atração nas ruas e avenidas da capital. As árvores podem atingir até 20 metros de altura e têm um tronco grosso e retorcido.
Para o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, as áreas verdes da cidade são de grande importância para a qualidade de vida da população. “A Administração vem realizando um trabalho de zeladoria, que cuida das plantas já existentes e também realiza apoio no recolhimento de lixo verde. A ideia é contribuir para manter a nossa arborização, além de deixar a cidade linda, como um verdadeiro cartão-postal”, frisa Valdemar.
Apesar da beleza, é importante ressaltar que o flamboyant requer cuidados especiais. A árvore necessita de um espaço grande para se desenvolver, pois os galhos se alongam e as raízes seguem o mesmo fluxo. Por isso, não é indicado plantar essa espécie em calçadas estreitas e áreas pequenas.
A Novacap, por meio do Departamento de Parques e Jardins, é responsável por cuidar da área verde do Plano Piloto, que contém cerca de 1,5 milhão de árvores, além do paisagismo de todo o Distrito Federal. A empresa orienta a população a evitar plantar árvores sem autorização, para que espécies inadequadas não prejudiquem a urbanização das cidades.
Caso a pessoa queira plantar uma árvore próxima à residência, deverá solicitar a visita técnica da Novacap, para indicar a espécie adequada ao plantio, por meio do telefone: 3403 2300.