Fiscalização autua 129 condutores alcoolizados

Durante as operações do fim de semana, quatro motoristas foram presos no DF

Entre sexta-feira (5/8) e domingo (7/8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 129 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, dentre eles, quatro foram conduzidos à delegacia pois o teste do etilômetro constatou concentração de álcool considerada crime. Os agentes autuaram ainda 16 condutores inabilitados, seis com a CNH vencida, dois com o direito de dirigir suspenso e 48 por infrações diversas. As equipes de fiscalização recolheram 33 veículos ao depósito.

As operações do Detran-DF contaram com o apoio da Polícia Militar (PMDF) e ocorreram nas regiões de Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga. Dentre as principais ocorrências registradas no fim de semana, destaque para o atendimento a um ciclista vítima de queda, em Ceilândia. Agentes do Detran-DF se depararam com um ciclista que havia caído e sofrido um trauma na cabeça. Após realizarem os primeiros socorros, os agentes acionaram o Corpo de Bombeiros (CBMDF) que conduziu a vítima ao hospital.

LEIA TAMBÉM:

Recorde de autuações

De acordo com a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, a operação Rescaldo, realizada no início da manhã de domingo (7), em Taguatinga, foi a que registrou o maior número de condutores com sinais de embriaguez no fim de semana. Dos 55 motoristas abordados na ação, 34 estavam alcoolizados. Durante a operação, as equipes ainda registraram três tentativas de evasão da blitz.

Álcool e direção

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. A reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Além disso, a concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerada crime, cuja pena prevista é de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

RECOMENDAMOS