Festa dos 65 anos de Brasília terá shows gratuitos na Esplanada e atrações culturais nos equipamentos públicos

Programação comemorativa será distribuída em cinco dias e contempla ainda eventos religiosos, maratona, festivais gastronômicos e incentivos, como desconto de 35% para hospedagens; o feriado também terá o transporte público e equipamentos culturais de graça

Uma festa em grande estilo está sendo preparada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para celebrar os 65 anos de Brasília. Sob o tema “O melhor tempo é agora”, serão cinco dias de programação gratuita a partir de quinta-feira (17) até a segunda-feira (21). Entre as atrações, shows musicais, eventos religiosos – como a Via Sacra, do Morro da Capelinha, e a Missa na Catedral de Brasília –, maratona, festivais gastronômicos e incentivos do setor produtivo, como o desconto de 35% para hospedagens. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 15 milhões, com recursos provenientes de patrocínio do Banco de Brasília (BRB).

A programação principal ficará concentrada na Esplanada dos Ministérios. Por lá, serão três dias de apresentações musicais em um megapalco com telões e passarela, permitindo proximidade com o público. A estrutura terá camarotes, área kids e pet, roda gigante, tirolesa e praça de alimentação.

Foram reservados artistas do frevo, do axé, da música sertaneja e do sertanejo universitário para se apresentarem. “Será uma festa que vai atender todos os gêneros e todos os públicos”, anunciou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo. A dupla Zé Neto & Cristiano está confirmada no dia 21. A cantora do piseiro Mari Fernandez foi anunciada no dia 20. As demais atrações serão divulgadas após a confirmação da Organização da Sociedade Civil (OSC) que ficará responsável pela gestão do evento.

LEIA TAMBÉM:

Programação diversa

Os 65 anos de Brasília incluem ainda os eventos religiosos da Semana Santa. Este ano, a Via Sacra na quinta-feira (18), no Morro da Capelinha, terá participação efetiva dos órgãos do GDF. A missa em ação de graças a Brasília será celebrada na segunda-feira, às 10h, pelo arcebispo Dom Paulo Cezar na Catedral Metropolitana de Brasília. A expectativa é receber 3 mil fiéis.

O setor produtivo também estará mobilizado no aniversário da capital. A rede hoteleira anunciou que alguns hotéis terão 35% de descontos nas hospedagens. A área gastronômica terá dois festivais em curso. Uma semana antes do aniversário começa a edição comemorativa da Restaurant Week. Serão 14 dias de evento com menus especiais em três etapas pelo valor de R$ 65 e participação de mais de 100 estabelecimentos da cidade. Já o concurso Comida di Buteco vai oferecer uma caravana para 12 ganhadores visitarem bares e botecos selecionados.

Queridinha do brasiliense, a corrida de rua também faz parte das atrações. Nos dias 22 e 23, ocorre mais uma edição da Maratona Brasília. Além da principal modalidade de 42.195 km, os atletas e amadores poderão participar de percursos de 3 km (caminhada), 5 km, 10 km e 21 km, na Esplanada dos Ministérios, com largada em frente ao Museu Nacional da República.

Equipamentos culturais

Os principais equipamentos públicos do Distrito Federal vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) estarão com programações especiais gratuitas durante o aniversário. “Nossa ênfase é mostrar a cidade de Brasília como um museu a céu aberto. Estamos dando suporte às comemorações do aniversário aproveitando as nossas atividades nos equipamentos públicos”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

A Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, recebe no dia 19 atrações teatrais, no dia 20 um espetáculo de mágica, e no dia 21 a Medalha do Boi de Seu Teodoro e o concerto Rock Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

O Museu Nacional da República terá duas exposições concomitantes a partir de sábado (19): uma em homenagem a Juscelino Kubitschek com o acervo pessoal e fotos cedidas pela família, e outra com imagens exclusivas do artista plástico Pedro Garcia.

No Cine Brasília, entre os dias 19 e 21 ocorre a mostra Brasília em Cena, com obras temáticas de Brasília ou com produtores locais. Entre os filmes, Eduardo e Mônica (René Sampaio), O Último Cine Drive-In (Iberê Carvalho) e Manual do Herói (Fausto da Silva).

Contagem regressiva

A partir de segunda-feira (24), o Distrito Federal estará em contagem regressiva para os 65 anos da capital federal com a instalação de totens pelo Banco de Brasília (BRB) em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é preparar e convidar a população a participar das festividades.

RECOMENDAMOS