A partir da publicação de instrução no Diário Oficial, nesta terça-feira (21), Detran-DF passa a liberar tráfego de veículos particulares aos fins de semana, feriados e em dias de ponto facultativo
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou, nesta terça-feira (21), a Instrução n° 191, de 17 de março de 2023, que altera as normas relativas às faixas exclusivas nas vias urbanas: W3 Sul e Norte, Setor Policial Sul e Eixo Monumental. De acordo com a instrução, as faixas serão exclusivas nos dias de semana, sendo liberadas para o tráfego de todos os veículos aos sábados, domingos, feriados e em datas definidas como ponto facultativo.
LEIA TAMBÉM:
- Abertas as inscrições para aulas de Yoga no Sesc Gama
- CLDF lança Frente Parlamentar em Defesa do Pagador de Impostos e da Liberdade Econômica
- Ibaneis nomeia 235 novos servidores da Defensoria Pública
- Projeto CrisDown acolhe e atende mais de 2 mil pacientes com síndrome de Down no DF
Nos dias de funcionamento da faixa exclusiva, a circulação continua sendo permitida apenas para ônibus, táxis, veículos escolares e vans do Serviço de Transporte Público Complementar à Pessoa com Deficiência e à Pessoa Idosa (STPCDI), devidamente identificados. A Instrução n° 191 permite que o Detran-DF autorize, em casos pontuais e justificados, o tráfego de outros veículos nas faixas exclusivas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 184, transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, é uma infração gravíssima, cuja penalidade é multa de R$ 293,47, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).