“As Eleições de 2022 terão ações que garantirão o direito constitucional de todos votarem”
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o desembargador Roberto Belinati, em entrevista ao Portal Oito Quatro Notícias falou de ações importantes do TRE-DF nestas “Eleições de 2022”. Uma delas é que serão colhidos votos de 270 internos, desse número 215 são menores de idade e 60 são maiores de idade. “Esses internos têm o direito constitucional de votar. Lembrando que eles são presos provisórios, que não foram condenados definitivamente”, destacou o desembargador, Roberto Belinati.
Os agentes penitenciários em escala no dia de votação, 02 de outubro, também poderão votar no ambiente de trabalho. “Ao todo, nas penitenciárias e centros de internação para menores de idade, serão 439 eleitores que terão espaço para votação nas cidades de Santa Maria, Brazlândia, São Sebastião e Recanto das Emas”, ressaltou o presidente do TRE-DF.
Outra ação importante do TRE-DF, no período eleitoral, é que os eleitores não vão poder entrar na cabine com celular, terão que deixar o celular com o mesário. “Estou de pleno acordo com essa medida do Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou Roberto Belinati.
O TRE-DF também realizou medida para a segurança do eleitor do Distrito Federal, como a proibição de porte de armas nos locais de votação. “Não pode usar arma de fogo, a menos de 100 metros dos colégios eleitorais, sob pena de responder pelo uso de porte ilegal de armas”, pontuou o presidente do TRE-DF.
O presidente Belinati, durante a entrevista, falou ainda sobre as denúncias que a população está fazendo das propagandas eleitorais irregulares. “ Já recebemos 259 denúncias, entre elas estão informações de candidatos que estão com carro de som circulando nas cidades, o TRE-DF entra em contato com o candidato e notifica a ação irregular, se não é resolvido, o carro é recolhido”, esclareceu o presidente.
Para finalizar, o presidente Roberto Belinati, disse que de acordo com os dados do TRE, no DF tem 2 milhões e 213 mil eleitores.
“Nós estamos fazendo ações para que todos participem do pleito eleitoral, essa participação fortalece a democracia”,finalizou o presidente Roberto Belinati.