Pode se vacinar antes quem tem data de segunda dose da Pfizer marcada até 27/10; vacinação de adolescentes de 13 anos ou mais começa amanhã (21)
O Distrito Federal vai dar início nesta semana à vacinação com dose de reforço de idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), a partir de 60 anos, dos idosos de forma geral acima dos 85 anos e abrir agendamento para os imunossuprimidos graves de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Este último público será vacinado a partir da próxima segunda-feira (27). Além disso, todas as pessoas que têm a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech marcada para até 27 de outubro poderão antecipar a aplicação a partir desta quinta-feira (23).
LEIA TAMBÉM:
- DF garante atendimento prioritário para pessoas com autismo
- Covid-19: mais 2,2 milhões de doses da Pfizer chegam a Viracopos
- Adolescentes de 13 anos terão vacina a partir de terça (21)
- Senado aprova distribuição de absorventes a mulheres de baixa renda
A vacinação dos adolescentes também avança nesta terça-feira (21) – dia em que começa o processo de imunização contra a covid-19 nos adolescentes de 13 anos e continua para quem tem acima disso. “Essa decisão foi baseada na análise das manifestações com respaldo técnico favoráveis à vacinação dos adolescentes, emitidas por entidades que fazem parte da Câmara Técnica de Imunização e atuam junto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), além do parecer favorável da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.
Os jovens receberão o imunizante fabricado pela Pfizer-BioNTech, que tem certificação mundial e, até o momento, é o único recomendado para esse público. Os pontos de vacinação serão exclusivos para os adolescentes e estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde.
Os anúncios foram feitos pela pasta em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (20). Participaram da coletiva o secretário de Saúde, general Pafiadache, a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, e o coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno.
O secretário de Saúde, general Pafiadache, destacou que “foi feito um planejamento de modo que todas essas inclusões ocorressem ao longo da semana com tranquilidade e de forma a não haver acúmulo de pessoas nos locais de vacinação”, destaca o secretário de Saúde, general Pafiadache.
Dose de reforço
A expectativa é vacinar um total de 1.090 idosos que vivem em ILPIs. A vacinação para esse público começa na terça-feira (21). Serão vacinados apenas os idosos neste primeiro momento, não contemplando os trabalhadores dessas instituições. A vacinação acontece nos próprios locais e deve durar três semanas.
Já para os idosos acima de 85 anos, é preciso que tenham mais de seis meses da aplicação da segunda dose. A vacinação começa na quarta-feira (22) e os pontos estarão disponíveis no site da Secretaria a partir da terça-feira (21). Para receber a dose de reforço, os idosos devem levar o comprovante de vacinação anterior. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos, são estimados 16 mil idosos nesse público.