Serviços relacionados a CNH e PID estão disponíveis no Portal de Serviços e no aplicativo Detran Digital, podendo ser pagos por meio de boleto ou PIX
O cidadão habilitado no Distrito Federal agora pode acessar cinco novos serviços ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID) diretamente em qualquer uma das duas plataformas digitais do Departamento de Trânsito do Distrito Federal: o Portal de Serviços ou o aplicativo Detran Digital.
Agora é possível emitir a 2ª via da CNH, iniciar o processo habilitação (1ª via da CNH) e o processo de renovação da habilitação, emitir a PID e solicitar a emissão da CNH definitiva sem ter que sair de casa.
LEIA TAMBÉM:
- Sobradinho tem 111 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19)
- Fim de semana no DF tem: Samba Urgente, DJs e Cortejo Seu Estrelo orquestra alada; é gratuito
- Detran-DF promove ações educativas nesta semana
- Sobradinho tem 111 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19)
Tanto para a 1ª via da CNH quanto para a renovação da CNH, a solicitação do serviço bem como o pagamento e acompanhamento do processo podem ser feitos diretamente pelo aplicativo Detran Digital ou pelo Portal de Serviços, sem precisar agendar o atendimento no balcão do Detran, sendo necessário apenas que o cidadão dirija-se ao posto de coleta biométrica mais próximo de sua residência, onde será atendido por ordem de chegada, e em seguida procurar uma clínica credenciada para a realização dos exames médicos – no caso de renovação – ou a uma clínica e a um Centro de Formação de Condutor (CFC) – no caso de primeira habilitação.
Já os novos serviços de emissão de segunda via da CNH, da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e da CNH definitiva, passam a ser totalmente automatizados. Isso quer dizer que, além de não haver necessidade de atendimento presencial, o processamento passa a ser todo automático. Com isso, a emissão desses documentos, considerando o envio para residência do cidadão, caso não haja nenhum tipo de restrição, será de 72h, no máximo.
“O Detran-DF vem passando por um grande processo de Modernização Tecnológica, cujo principal objetivo é facilitar cada vez mais a vida do cidadão, evitando filas e deslocamentos desnecessários. Com as plataformas digitais, o cidadão pode utilizar a maioria dos serviços de qualquer lugar a qualquer momento, sem burocracia, sem filas e sem intermediários”, explica o diretor de Tecnologia da Comunicação e Informação, Fábio Jacinto.
Pagamento por PIX
Outra novidade implementada pelo Detran-DF é que, para todos os novos serviços, o cidadão poderá optar em realizar o pagamento por meio de boleto bancário ou PIX. No caso do PIX, a baixa no sistema é realizada em até cinco minutos.