Detran-DF: Zélio Maia participa de ação socioeducativa para comemorar 13 anos da Lei Seca

A ação conta também com a participação de uma dupla de Repentistas e Mímicos, além da distribuição de material informativo sobre o tema

Neste sábado (19), o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Zélio Maia, participou da ação educativa em comemoração aos 13 anos da Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca.

Até domingo (20), as equipes de educação de trânsito do Detran-DF estarão, das 10h às 21h, com um estande montado na Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional. Estão sendo realizadas palestras educativas com orientações aos pedestres, ciclistas e condutores sobre os riscos da combinação de bebida e direção e as consequências para a sociedade.

LEIA TAMBÉM:

Os participantes podem utilizar óculos de realidade virtual com simulação do efeito de álcool e outras drogas para melhor compreenderem os riscos que estas substâncias trazem à segurança das pessoas que transitam pelas vias da cidade. A ação conta também com a participação de uma dupla de Repentistas e Mímicos, além da distribuição de material informativo sobre o tema.

Em 2007, ano anterior à vigência da Lei Seca, o Distrito Federal registrou 500 mortes no trânsito. Já os anos seguintes registraram uma redução no número de vítimas fatais. No 12° ano de vigência da norma, de 20 de junho de 2019 a 19 de junho de 2020, foram registrados 227 óbitos no trânsito DF, o que representa uma queda de 55% em relação a 2007. Essa é a maior redução de mortes em comparação com o ano anterior à implantação da Lei Seca.

As informações relativas ao 13° ano, período entre junho do ano passado e junho de 2021, são de 170 mortes no trânsito do DF, os dados são preliminares, por isso poderão sofrer alterações, mas já indicam um novo recorde de redução.

RECOMENDAMOS