Detran-DF lança campanha sobre o uso do celular ao volante

Em média, são multados 208 condutores por dia por causa dessa infração, que expõe a grave risco

Na quinta-feira (26), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou a campanha Comportamento Seguro – Celular 2024. A ação tem o objetivo de chamar a atenção para os riscos do uso do telefone celular no trânsito e incentivar a prática de atitudes que promovam a segurança viária. A campanha será veiculada até 11 de outubro em diversos veículos de comunicação e redes sociais. Além disso, serão produzidos materiais impressos para a distribuição em ações educativas.

O diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, lembra que o uso do celular no trânsito é um fator de risco para a ocorrência de acidentes. “Tanto condutores quanto pedestres devem estar atentos às normas de circulação e evitar o uso do aparelho enquanto se deslocam pelas vias. A intenção do Detran-DF é conscientizar condutores, pedestres e ciclistas sobre a importância de boas práticas no trânsito”, reforça.

LEIA TAMBÉM:

Celular ao volante

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. O uso do aparelho prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no trânsito.

De acordo com dados do Detran-DF, de janeiro a agosto de 2024, foram autuados 50.782 condutores pelo uso do celular durante a direção do veículo. Em média, são flagrados diariamente 208 condutores utilizando ou manuseando o celular.

Conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir o veículo utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular é uma infração média, cuja penalidade é multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso o condutor esteja segurando ou manuseando o telefone celular, a infração é considerada gravíssima e a penalidade é multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

RECOMENDAMOS