Neste domingo (4) a Esplanada dos Ministérios foi palco da II Corrida Prevencionista & Caminhada da Prevenção, organizada pelo Sindicato das Empresas Prestadoras e Especializadas em Bombeiro Civil do DF (Sepebc-DF), com apoio do Sesc-DF. O evento contou com a participação de mais de mil corredores e teve como objetivo principal promover a educação e a cultura prevencionista entre o público.
Com percursos de 5km, 10km e a desafiadora meia maratona de 21km, a corrida atraiu corredores de diferentes níveis de condicionamento físico. Além disso, uma caminhada de 3km foi oferecida como uma opção mais acessível para aqueles que preferiam uma atividade menos intensa.
LEIA TAMBÉM:
- Governo do Distrito Federal e CLDF reagem de forma negativa a declarações de Rui Costa
- Relatora da CPMI dos atos antidemocráticos apresenta plano de trabalho que inclui investigação de ex-ministro da Justiça
- UnDF abre inscrições para processo seletivo nesta quarta (7); veja como se candidatar
- Sexo vira esporte na Suécia, pais já estrutura o primeiro campeonato
O destaque do evento foi o sorteio de várias bolsas de cursos, que proporcionará aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área de prevenção e segurança. Essa iniciativa, idealizada pelo Sepebc-DF, demonstra o compromisso do sindicato em incentivar a constante capacitação dos profissionais e disseminar a importância da cultura prevencionista no dia a dia das pessoas.
O presidente do Sepebc-DF, Ceciliano Amadeu Junior, ressaltou a relevância da cultura prevencionista. “A segurança e a prevenção devem ser valores incorporados em todas as esferas da sociedade. Eventos como a nossa Corrida Prevencionista são fundamentais para conscientizar e estimular a adoção de medidas preventivas, garantindo a proteção de vidas e o bem-estar de todos”, disse o presidente.
A atmosfera da corrida e caminhada foi marcada por entusiasmo e parceria, com participantes compartilhando experiências e incentivando uns aos outros. “Gostei de participar porque o cenário é diferente, tira a gente do que é rotina todo dia”, disse o atleta amador Sérgio Tavira, 42 anos.
A Esplanada dos Ministérios se encheu de energia positiva enquanto os corredores cruzavam a linha de chegada. Para o bombeiro civil, Bruno Alves, a corrida prevencionista foi mais do que uma competição esportiva. Ele competiu no percurso de 10km. “A gente espera que eventos semelhantes sejam realizados no futuro, reforçando a conscientização e incentivando a cultura prevencionista em todas as comunidades”, explicou Bruno.