O aplicativo do Detran já permite efetuar a prova de vida por meio de uma foto tirada pela câmera do próprio celular, reduzindo a ida aos postos de atendimento.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) agora conta com mais cinco novos serviços no aplicativo Detran Digital. As funções já poderiam ser acessadas no Portal de Serviços e nesse momento poderão ser obtidas pelo aplicativo também. A intenção do órgão é facilitar a vida da população, já que permitirá que as pessoas sejam atendidas a qualquer momento e, assim, reduzindo a procura de atendimento presencial.
“Temos apostado na tecnologia para facilitar a vida do cidadão que depende de serviços prestados pelo Detran. Nosso objetivo é ampliar cada dia mais as funcionalidades do aplicativo, tirando o condutor ou proprietário de veículo das filas de atendimento e deixando os serviços de balcão apenas para os casos em que não for possível ser realizado a distância”, comenta o diretor-geral do departamento, Zélio Maia.
Leia também
Não é mais obrigatório apresentar o título de eleitor nas votações
O aplicativo foi lançado em agosto de 2020 com a mera de zerar as filas nos postos de autarquias. O diretor de tecnologia, Fábio de Souza, afirmou que já está disponível 20 novos serviços, e até o final de 2021, 80 funções poderão ser solucionadas no aplicativo e no portal.
Funções novas e antigas já disponíveis
– Agendamento de atendimento presencial
– Alteração de endereço da CNH
– Alteração de endereço de veículo
– Autoidentificação de condutor infrator (nova)
– Autorização de estacionamento para idoso
– Consulta CNH
– Consulta processo de habilitação
– Consulta veículos
– Conversão de autuação em advertência (nova)
– Conversão de autuação em penalidade (nova)
– Emissão de CRLV-e
– Emissão de 2º via de CRV (DUT)
– Mudança de placa modelo Mercosul (nova)
– Recolocação de placa (nova)