O Departamento de Trânsito do Distrito Federal informa que o colete balístico é um equipamento imprescindível para qualquer agente de segurança pública. Durante o trabalho de policiamento e fiscalização de trânsito, os Agentes de Trânsito estão expostos a constantes ameaças contra sua vida. A utilização de coletes balísticos reduz o perigo de morte nas missões e identifica os Agentes de Trânsito do Detran/DF no cumprimento de suas funções, colaborando diretamente para a segurança e para o sucesso da ação. Cabe ressaltar que a identificação visual propicia à população referências positivas acerca das operações desencadeadas pela instituição, sendo, por conseguinte, preponderante para o sucesso de suas atribuições legais e para o reforço da imagem do Distrito Federal perante o cidadão.
LEIA TAMBÉM:
- Bombeiros do CBMDF que participaram da Operação Pantanal são homenageados pelo deputado Roosevelt Vilela
- Ibaneis nomeia 437 servidores para educação pública do DF
- Servidores da Seduc recebem orientações do Detran-GO e do BPMTRAN sobre educação no trânsito
- Equipe do Detran-DF orienta quanto a estacionamento irregular no Aeroporto
Em 10/08/2017, o colete balístico salvou a vida do Agente de Trânsito Julio Fleury, durante uma blitz da Lei Seca. Ao abordar um condutor que ficou irritado por ter sido autuado por embriaguez ao volante e resolveu tentar matar o Agente do Detran, que felizmente usava o colete e, apesar da bala não ter perfurado o equipamento, deixou um grande hematoma nas costas da vítima.
Vale destacar que os coletes, atualmente em uso na autarquia, foram adquiridos em 2016 e possuem validade até 2021, sendo necessária a sua substituição.