Data marca inauguração do mamógrafo do Centro Especializado em Saúde da Mulher
Nesta sexta-feira (1º), será inaugurado o mamógrafo do Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu). O evento marca a abertura da campanha Outubro Rosa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Com o novo equipamento, o Cesmu amplia a carta de serviços e passa a ter capacidade de realizar até 480 exames por mês. “O grande diferencial é ofertar um atendimento mais completo às nossas pacientes, fazendo com que elas sejam mais bem assistidas”, afirma a diretora da Atenção Secundária da Região de Saúde Central, Pollyanna Mertens.
LEIA TAMBÉM:
- GDF investe em obras e ações que incentivam a mobilidade ativa
- Começa aplicação da dose de reforço em idosos com 70 ou mais
- Doar órgãos é valorizar a vida e permitir novo recomeço
- Butanvac é segura e apresenta alta resposta imunogênica, indicam estudos preliminares
O aparelho está à disposição de todas as pacientes da rede pública de saúde, que agora conta com 11 mamógrafos para realizar exames preventivos.
Desde a inauguração, em outubro do ano passado, o Cesmu já realizou mais de 5 mil atendimentos, dentre todas as especialidades médicas e interdisciplinares ofertadas pelo centro, como ginecologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, homeopatia, acupuntura, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia e sala de vacinas.
A campanha Outubro Rosa acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero.
A próxima atividade da campanha acontece no dia 11 de outubro, quando o Cesmu oferecerá atendimento completo para 90 mulheres catadoras de materiais recicláveis, vinculadas à Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (Centcoop).