O Fórum Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual na Infância aconteceu na última terça-feira (03/09), no auditório Freitas Nobres na Câmara Federal. O encontro visa estimular o compartilhamento de estudos e a criação de ações eficientes para melhorar a saúde do olho e fortalecer a qualidade de vida do público infantil. “É com grande honra que dou início a este importante evento, o Fórum Saúde Ocular no SUS 2024. Como médico e deputado federal, tenho plena consciência da relevância do tema que discutiremos aqui hoje. A ampliação do acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares no SUS é uma necessidade urgente e uma demanda constante da população brasileira”, destacou o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO).
Para o presidente do 68º Congresso Brasileiro de Oftamologia, Marcos Ávila, falar sobre retinopatia diabética no SUS é de extrema relevância. “O Brasil é um dos países que começou inicialmente a prevenção da cegueira usando os antiangiogênicos, as injeções intravítreas de antiangiogênicos que também previnem a cegueira, assim como a retinopatia diabética”, ressaltou Marcos Ávila.
Para o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO), o Fórum Saúde Ocular no SUS, 2024, proporcionou momentos de intensa reflexão, debate e, acima de tudo, de construção de um caminho mais justo e acessível para a saúde ocular no Brasil. “Ao longo do dia, discutimos temas cruciais para o fortalecimento do atendimento oftalmológico no SUS, desde a sua prevenção, diagnóstico precoce, até a reabilitação visual. Trocamos conhecimentos valiosos e desenhamos também propostas que têm o potencial de transformar a vida de milhões de brasileiros”, finalizou Dr. Zacharias Calil.
LEIA TAMBÉM:
-
Uso da inteligência artificial nas campanhas eleitorais é debatido na Câmara Federal
-
Seminário na Câmara Federal destaca importância da segurança nas escolas
-
Frente parlamentar contra a doutrinação nas escolas é lançada hoje (10) na Câmara Federal