Como resultado do jogo entre Flamengo e Palmeiras foram arrecadadas 24 toneladas de alimentos, retirando dessa contagem os alimentos impróprios para utilização. Essa quantidade de alimentos seguirá para as Instituições cadastradas no programa. O Mesa Brasil trabalha com a finalidade garantir o direito humano à alimentação, na perspectiva de inclusão social.
Uma das Instituições beneficiadas pela doação de alimentos será a Comunidade Terapêuica Salve a Si, que já existe há 14 anos e assiste cerca de 10 mil pessoas. Henrique França, presidente e fundador. “Esses alimentos recebidos pelo Programa Mesa Brasil vão beneficiar 2 unidades da Salve a Si, por um mês. Com o aumento nos valores dos alimentos a gente acaba precisando muito dessas doações. As pessoas que chegam geralmente estão desnutridas e desidratadas, sendo assim os alimentos são de extrema relevância, pois a questão nutricional impacta muito no tratamento”, diz.
LEIA TAMBÉM:
- Ministro anuncia início da fase policial em território Yanomami
- Programa do Sesc tem foco no inclusão digital a idosos do DF
- Abertas inscrições para 213 vagas em cursos de qualificação profissional
- Na certeza da sua inocência, defesa de Ibaneis vai pedir ao STF que reconsidere afastamento
Foram 3 dias de muito trabalho e dedicação, que contou com a participação de 20 funcionários do programa. Nessa ação específica, de arrecadação de alimentos durante o jogo de futebol, os alimentos seguiram para a sede do Mesa Brasil, localizada no SIA e foram separados alimentos impróprios para consumo, como alimentos vencidos, com pragas ou semiabertos. Tudo para que alimentos de qualidade pudessem chegar às mesas dos acolhidos nas instituições cadastradas para o recebimento dos mantimentos.
O hábito de doar alimentos salva vidas!! Foi o que disse o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, que acompanhou os trâmites para a entrega correta dos alimentos às instituições. “Para o Sesc o Programa Mesa Brasil é uma alternativa de suma importância, pois contribui de forma significativa para redução da fome na capital. O que a gente quer é continuar contribuindo com ações como esta, em projetos que visem a atuação no combate à fome e à insegurança alimentar no Distrito Federal. Desta forma a gente tem a esperança de propiciar um futuro melhor para quem mais precisa”, ponderou o gestor.
O Mesa Brasil Sesc é um banco de alimentos que tem dois principais objetivos, minimizar o desperdício de alimentos no país e contribuir para a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Reconhecimento Internacional
Recentemente o Programa Nacional do Mesa Brasil teve o reconhecimento de pesquisadores de Harvard sobre a política de doação de alimentos do Sesc. Os pesquisadores da Harvard Law School Food Law and Policy Clinic (FLPC) que atuam junto com a Global FoodBanking Network (GFN) na elaboração do Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos, mapeia as legislações alimentares ao redor do mundo e compartilha boas práticas de cada país.
O Sesc ofereceu suporte na proposição e na coordenação da agenda de entrevistas, identificando e recepcionando acadêmicos, doadores, instituições sociais e bancos de alimentos para contribuírem para o projeto. O resultado final desse projeto será o lançamento de um Guia Jurídico e em um Guia de Recomendações Políticas para o País, bem como a inclusão do Brasil no Atlas.
Para conhecer mais sobre o trabalho do Mesa Brasil Sesc, acesse: www.sesc.com.br/mesabrasil.