Em 2018 ele teve 3.736 votos para a vaga de deputado distrital e nas próximas eleições, voltará para as urnas
Piauiense de Parnaguá, o policial militar aposentado Ailton Miranda é morador do Gama desde 1984. Entrou para a reserva em 2018. É casado e pai de duas filhas. Após enfrentar uma vida dura no Nordeste, o militar conseguiu conquistar seu espaço na sociedade gamense com muito trabalho e dedicação. Foi dono de açougue, sacolão, montou um trailer no setor central onde vendeu frango assado (Franguitus) e ainda foi eleito síndico de um condomínio.
Não satisfeito com a situação político-social de sua cidade, Ailton Miranda tornou-se prefeito comunitário e participou de vários movimentos sociais da cidade. Foi o primeiro Conselheiro Tutelar do Gama, quando ainda não era remunerado, e foi reeleito para mais quatro mandatos. Hoje está exercendo o quinto mandato onde presta atendimento a mais de 40 mil pessoas em situação de risco. É cristão e participa de vários movimentos da igreja.
LEIA TAMBÉM:
- Covid-19: 17.082.876 pessoas estão recuperadas no Brasil
- GDF fará mutirão para vacinar público acima de 37 anos de idade
- Mais de 500 voluntários foram capacitados para o ‘Sinal Vermelho’
- Caiado participa de abertura da 3ª edição da Campus Party e destaca avanços da gestão estadual em informatização e serviços digitais
Desportista, Ailton é também corredor de rua e já participou da Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo. Foi presidente da CORGAMA (Corredores de Rua do Gama) e organizou vários eventos do gênero. Foi presidente do Rotary Club e desenvolveu diversas ações na área social com prioridade para doação de cadeira de rodas. Hoje é presidente da Associação dos Piauienses em Brasília e Entorno que tem por finalidade ajudar com consultas, cirurgias, acessibilidade, auxílio fúnebre, apoio jurídico e entretenimento.
Na política, coordenou campanhas para deputados distritais e federal, se destacando também como potencial candidato até surgir o primeiro convite em 2006. Com a expressiva votação obtida, mesmo sem recursos, ele repetiu os pleitos em 2010 e 2014 aumentando gradativamente a sua votação para a Câmara Legislativa.
Em 2018 foram 3.736 votos. Em 2021 Ailton Miranda ingressou no Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Com votações registradas em todas as cidades do Distrito Federal, Ailton Miranda pretende concorrer a uma vaga de deputado distrital em 2022.