22ª Folia de Reis do DF: Celebrando Ancestralidade e Fé

Imagem divulgação
Imagem divulgação

Museu Vivo da Memória Candanga recebe, pela primeira vez, uma das mais belas manifestações culturais populares do Brasil, celebrando 22 anos de história no DF, de 31 de maio a 02 de junho. O evento é de graça!

A tradicional festa dos Santos Reis, o festejo mais difundido no Brasil, carregada de simbolismo e de fé, desembarca nos últimos dias deste mês de maio na capital federal. Neste ano, o anfitrião é o Museu Vivo da Memória Candanga, que será palco de lembranças, das bandeiras carregadas por foliões, que cantavam suas trovas em estradas de terra batida. “Salve a hóstia e o cálix bento, o menino Deus e Nossa Senhora” que abençoam os passos dos devotos nesta jornada de devoção e celebração.

A chegança dos grupos de foliões, carregada de símbolos, signos e seus significados, como: a bandeira, o bastião (palhaço), os rituais, os cânticos e a farda, e a presença representativa dos Três Reis Magos são elementos que anunciam a “chegada do Menino Deus”. Repletos de beleza, cativam a atenção, agitam, emocionam e encantam devotos e todo o público participante, trazendo a experiência da expressão da fé.

As folias são verdadeiros catalisadores de esperança e solidariedade, irradiando valores como amor e união para foliões de todas as idades. É uma jornada emocionante, onde pessoas percorrem longas distâncias de suas cidades, impulsionadas pela fé e pela energia contagiante dos versos e rezas. Durante essas celebrações, o espírito comunitário se fortalece e a “boa nova” é proclamada em meio aos giros e danças, criando momentos de conexão e renovação espiritual.

“Toda a beleza e a alegria dos festejos populares, do sagrado e do profano das Folias de Reis se expressa por meio da narrativa mítica, dos versos entoados de seus cantos e das melodias criadas através de seus instrumentos, que manifestam a cultura e a religiosidade do povo, como forma de reverenciar seu passado e construir seu futuro” explica Volmi Batista, idealizador do evento.

Para o violeiro, cantador, produtor cultural, pesquisador e folião “A música também é uma forma de oração, a folia traz sonoridades diversas, em especial o toque das violas caipiras que têm lugar cativo no festejo, inserida como um elemento simbólico, e que integra a paisagem sonora que transforma os giros, as rezas, intensamente carregadas de significados simbólicos de pertencimento, de fé e de narrativas diversas que se renovam e nos permitem repisar nossas memórias”.  Para Volmi Batista “a realização desse projeto é uma forma de preservação e valorização dessa manifestação cultural popular secular presente em todo o Brasil”.

O Encontro de Folias de Reis do DF representa uma ocasião única para os moradores da cidade com vínculos rurais, oferecendo a oportunidade de reviver memórias de infância e experiências marcantes das celebrações típicas da cultura interiorana do Brasil. Esta festa reafirma a importância da tradição e da herança cultural religiosa, destacando a sua vitalidade e significado. Nesta edição, o evento contará com a participação de Folias vindas da Bahia, de Minas Gerais, de Goiás, além do Distrito Federal, promovendo um intercâmbio enriquecedor de práticas culturais e fortalecendo os laços entre diferentes comunidades do país.

Cuidados especiais também podem ser vistos na inclusão de um espaço acessível, em frente ao palco, e na tradução em libras, que visam proporcionar uma boa experiência e um tratamento adequado a visitantes com qualquer tipo de deficiência.

Tradicionalmente realizado entre os meses de dezembro e janeiro, o Encontro Nacional de Folia de Reis do Distrito Federal será realizado no mês de maio, em razão do atraso do recebimento de recursos, via Fundo de Apoio à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

 

A Folia de Reis

A Folia de Reis é uma expressão cultural religiosa baseada na visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, conforme descrito no evangelho de Mateus. Essa tradição, celebrada entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, é conhecida por diferentes nomes, como Reisado, Terno ou Festa de Santos Reis, e é marcada por cânticos, rituais e melodias que narram o nascimento de Jesus e a jornada dos Reis Magos. Originada no Brasil através da influência dos jesuítas, a Folia de Reis incorporou elementos indígenas e africanos ao longo do tempo, mantendo suas raízes no meio rural e sendo transmitida de geração em geração como parte da cultura religiosa do país. Mesmo nas áreas urbanas, a tradição continua viva, com instrumentos como viola, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbo, sanfona e caixas acompanhando os cantos. Os principais elementos simbólicos são as bandeiras, enquanto os rituais incluem giros, encontros, festas e o cumprimento de promessas.

 

A História do Encontro Nacional de Folia de Reis – Criado em 2001, o Encontro de Folia de Reis, inicialmente sediado na Granja do Torto até 2010, tornou-se itinerante, passando por diversas cidades do Distrito Federal, como Planaltina, Ceilândia, São Sebastião, Brazlândia, Gama, Candangolândia, Riacho Fundo II e Plano Piloto. Nesta edição, o evento será realizado no Museu Vivo da Memória Candanga, agregando ainda mais significado cultural ao encontro. A produção do evento se responsabiliza pelo alojamento e alimentação dos grupos de folias participantes, que são aproximadamente 300 foliões. Ressalta-se, ainda, que dentre as premissas do evento está a promoção da equidade de gênero, por meio da participação de folias compostas integralmente por mulheres e da composição da equipe de produção.

 

Programação

Nos festejos deste ano, a abertura do Encontro de Folia de Reis do DF acontecerá no dia 31 de maio (sexta-feira), às 19 horas com o tradicional terço rezado e a chegada dos três Reis Magos, representados pelos atores Valterismar Maciel, como Rei Gaspar, Júnior Lima, como Rei Baltazar, e Xiquito Maciel Rei Belchior que também atuam na via Sacra de Planaltina.  A noite festiva continua com o tradicional giro das Folias, o encontro das bandeiras e apresentações emocionantes dos grupos de foliãs e foliões. Na sequência,

shows do violeiro Volmi Batista, Cantos De Folia, e da talentosa dupla Jessica e Juliana (SP). Além disso, o violeiro mineiro Pereira da Viola encerra a noite com toda a essência das lutas e resistências da comunidade quilombola de São Julião, distrito de Teófilo Otoni, em suas canções. Desde os 11 anos, Pereira se dedica à viola caipira, e a partir da década de 1980, iniciou sua trajetória como cantador e compositor, sendo influenciado por renomados artistas como Milton Nascimento e Dércio Marques. Com uma discografia composta por sete trabalhos, Pereira destaca-se por promover em suas letras e ritmos a riqueza da cultura popular, explorando temas que vão desde folias até batuques e samba de roda. Este será um momento único para celebrar e apreciar a autenticidade e a diversidade da cultura brasileira.

No sábado, as atividades começam com o café da manhã dos foliões, giro das Folias e a brincadeira de palhaços, uma tradição que percorrerá as casas dos moradores da comunidade que serão definidos posteriormente, com cantos que lembram a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes.

No encerramento da noite de sábado, depois das emocionantes apresentações dos grupos de Folia, o violeiro Idelbrando Calazâncio e a dupla Ânderes e Fernandes subirão ao palco para encantar o público com sua música. E, como atração principal da noite, a dupla Leyde e Laura, de São Paulo, conhecida por proporcionar um dos duetos mais marcantes e aplaudidos da história da música caipira.

Domingo, a programação dos foliões começa às 09h com o café da manhã e a tradicional missa sertaneja, se encerrando com a apresentação das folias, grupos de danças populares e violeiros, como Claudinho da Viola e a violeira Dayane Reis (DF). O show principal ficará por conta da tradicional e renomada dupla mineira de música caipira de raiz, Fernando e Osmair, com mais de 20 anos de carreira.

Barraquinhas de comidas típicas, exposições e ambientação, presépio, roda de prosa, oficina de instrumentos musicais, dentre outras atividades complementam a programação.

A festa das folias é uma jornada de celebração, fé e renovação espiritual e traz à reflexão valores de respeito, solidariedade e igualdade.

O projeto contribui para a difusão deste movimento cultural e artístico tão significativo para a cultura brasileira. É realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

*A entrada é franca e a classificação livre. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA-FEIRA |31-05

10h – Credenciamento

12h – Almoço / Bendito de Mesa

14/17h – Apresentações espontâneas, orações e ritual de alvorada dos foliões ao presépio.

18h – Jantar / Bendito de Mesa com a Folia Minas Brasília

19h – abertura oficial / encontro das bandeiras / chegada dos três reis

20 HORAS APRESENTAÇÕES

FOLIAS

  • Sagrada Tradição – (DF)
  • Minas Brasília – (DF)
  • Nossa Senhora Aparecida – (MG)

VIOLEIROS E VIOLEIRAS

  • Volmi Batista “Cantos de Folia”
  • Jéssica e Juliana
  • PEREIRA DA VIOLA

 

SÁBADO |01-06

08h – Café da manhã dos foliões com Canto de Bendito

09/12h – Oficinas de Luthieria e Trilha Sonora – Etapa 1

09/12h – Roda de prosa

12h Almoço dos foliões / Bendito de Mesa – Reisado Doze Dos Reis

12:30 – Contação de Histórias – Duo Flor de Cacau

14/18h – Oficinas de Luthieria e Trilha Sonora – Etapa 2

14/17h – Assembleia AFOREIS

17h – Manifestações espontâneas

18h – Jantar / Bendito de Mesa com a Folia Nossa Senhora Aparecida

18h/19h – Apresentações das Oficinas de Luthieria e Trilha Sonora – Etapa 3

20 HORAS APRESENTAÇÕES

FOLIAS

  • Reisado Doze Dos Reis- (BA)
  • Estrela Da Guia – (MG)
  • Folia De Niquelândia – (GO)
  • Folia Feminina De Vazante – (MG)

VIOLEIROS E VIOLEIRAS

  • Idelbrando Calazâncio
  • Ânderes e Fernandes
  • LEYDE E LAURA

 

DOMINGO |02-06

08h – Café da manhã dos foliões – Canto de Bendito

09h – Missa Sertaneja com o Padre Preguinho e Folia João Timóteo

12h – Almoço dos foliões / Bendito de Mesa com a Folia João Timóteo

12:30 – Contação de Histórias – Duo Flor de Cacau

14 HORAS – APRESENTAÇÕES

FOLIAS

  • Saudade Do Interior – (DF)
  • Menino Jesus – (DF)
  • Despedida das Bandeiras

VIOLEIROS

  • Claudinho da Viola
  • Dayane Reis
  • FERNANDO E OSMAIR

 

ATRAÇÕES DO EVENTO

 

MISSA SERTANEJA | EXPOSIÇÕES | AMBIENTAÇÃO CAIPIRA | PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO PRESÉPIO | OFICINAS | RODA DE PROSA | TRÊS REIS MAGOS

 

GRUPOS DE FOLIAS DE REIS

  1. Menino Jesus – (DF)
  2. João Timóteo – (DF)
  3. Minas Brasília – (DF)
  4. Sagrada Tradição – (DF)
  5. Saudade do Interior – (DF)
  6. Folia Feminina de Vazante – (MG)
  7. São Francisco – (MG)
  8. Folia Doze dos Reis- (BA)
  9. Folia de Niquelândia – (GO)
  10. Nossa Senhora Aparecida – (MG)

 

Artistas nacionais

  • Pereira da Viola (MG)
  • Leyde e Laura (SP)
  • Fernando e Osmair (MG)

 

Artistas locais

  • Ânderes e Fernandes
  • Claudinho da Viola
  • Dayane Reis
  • Jessica e Juliana
  • Idelbrando Calazâncio
  • Volmi Batista (Cantos de Folia)

 

ATRAÇÕES DIÁRIAS

  • Apresentações Artísticas;
  • Exposições de Elementos das Folias de Reis;
  • Ambientação com elemento da Cultura Caipira;
  • Praça de Alimentação com Comidas Típicas;
  • Presépio;
  • Os Três Reis Magos – Atores.

 

 

 

 

RECOMENDAMOS