Museu Vivo da Memória Candanga recebe, pela primeira vez, uma das mais belas manifestações culturais populares do Brasil, celebrando 22 anos de história no DF, de 31 de maio a 02 de junho. O evento é de graça!
A tradicional festa dos Santos Reis, o festejo mais difundido no Brasil, carregada de simbolismo e de fé, desembarca nos últimos dias deste mês de maio na capital federal. Neste ano, o anfitrião é o Museu Vivo da Memória Candanga, que será palco de lembranças, das bandeiras carregadas por foliões, que cantavam suas trovas em estradas de terra batida. “Salve a hóstia e o cálix bento, o menino Deus e Nossa Senhora” que abençoam os passos dos devotos nesta jornada de devoção e celebração.
A chegança dos grupos de foliões, carregada de símbolos, signos e seus significados, como: a bandeira, o bastião (palhaço), os rituais, os cânticos e a farda, e a presença representativa dos Três Reis Magos são elementos que anunciam a “chegada do Menino Deus”. Repletos de beleza, cativam a atenção, agitam, emocionam e encantam devotos e todo o público participante, trazendo a experiência da expressão da fé.
As folias são verdadeiros catalisadores de esperança e solidariedade, irradiando valores como amor e união para foliões de todas as idades. É uma jornada emocionante, onde pessoas percorrem longas distâncias de suas cidades, impulsionadas pela fé e pela energia contagiante dos versos e rezas. Durante essas celebrações, o espírito comunitário se fortalece e a “boa nova” é proclamada em meio aos giros e danças, criando momentos de conexão e renovação espiritual.
“Toda a beleza e a alegria dos festejos populares, do sagrado e do profano das Folias de Reis se expressa por meio da narrativa mítica, dos versos entoados de seus cantos e das melodias criadas através de seus instrumentos, que manifestam a cultura e a religiosidade do povo, como forma de reverenciar seu passado e construir seu futuro” explica Volmi Batista, idealizador do evento.
Para o violeiro, cantador, produtor cultural, pesquisador e folião “A música também é uma forma de oração, a folia traz sonoridades diversas, em especial o toque das violas caipiras que têm lugar cativo no festejo, inserida como um elemento simbólico, e que integra a paisagem sonora que transforma os giros, as rezas, intensamente carregadas de significados simbólicos de pertencimento, de fé e de narrativas diversas que se renovam e nos permitem repisar nossas memórias”. Para Volmi Batista “a realização desse projeto é uma forma de preservação e valorização dessa manifestação cultural popular secular presente em todo o Brasil”.
O Encontro de Folias de Reis do DF representa uma ocasião única para os moradores da cidade com vínculos rurais, oferecendo a oportunidade de reviver memórias de infância e experiências marcantes das celebrações típicas da cultura interiorana do Brasil. Esta festa reafirma a importância da tradição e da herança cultural religiosa, destacando a sua vitalidade e significado. Nesta edição, o evento contará com a participação de Folias vindas da Bahia, de Minas Gerais, de Goiás, além do Distrito Federal, promovendo um intercâmbio enriquecedor de práticas culturais e fortalecendo os laços entre diferentes comunidades do país.
Cuidados especiais também podem ser vistos na inclusão de um espaço acessível, em frente ao palco, e na tradução em libras, que visam proporcionar uma boa experiência e um tratamento adequado a visitantes com qualquer tipo de deficiência.
Tradicionalmente realizado entre os meses de dezembro e janeiro, o Encontro Nacional de Folia de Reis do Distrito Federal será realizado no mês de maio, em razão do atraso do recebimento de recursos, via Fundo de Apoio à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.
A Folia de Reis
A Folia de Reis é uma expressão cultural religiosa baseada na visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, conforme descrito no evangelho de Mateus. Essa tradição, celebrada entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, é conhecida por diferentes nomes, como Reisado, Terno ou Festa de Santos Reis, e é marcada por cânticos, rituais e melodias que narram o nascimento de Jesus e a jornada dos Reis Magos. Originada no Brasil através da influência dos jesuítas, a Folia de Reis incorporou elementos indígenas e africanos ao longo do tempo, mantendo suas raízes no meio rural e sendo transmitida de geração em geração como parte da cultura religiosa do país. Mesmo nas áreas urbanas, a tradição continua viva, com instrumentos como viola, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbo, sanfona e caixas acompanhando os cantos. Os principais elementos simbólicos são as bandeiras, enquanto os rituais incluem giros, encontros, festas e o cumprimento de promessas.
A História do Encontro Nacional de Folia de Reis – Criado em 2001, o Encontro de Folia de Reis, inicialmente sediado na Granja do Torto até 2010, tornou-se itinerante, passando por diversas cidades do Distrito Federal, como Planaltina, Ceilândia, São Sebastião, Brazlândia, Gama, Candangolândia, Riacho Fundo II e Plano Piloto. Nesta edição, o evento será realizado no Museu Vivo da Memória Candanga, agregando ainda mais significado cultural ao encontro. A produção do evento se responsabiliza pelo alojamento e alimentação dos grupos de folias participantes, que são aproximadamente 300 foliões. Ressalta-se, ainda, que dentre as premissas do evento está a promoção da equidade de gênero, por meio da participação de folias compostas integralmente por mulheres e da composição da equipe de produção.
Programação
Nos festejos deste ano, a abertura do Encontro de Folia de Reis do DF acontecerá no dia 31 de maio (sexta-feira), às 19 horas com o tradicional terço rezado e a chegada dos três Reis Magos, representados pelos atores Valterismar Maciel, como Rei Gaspar, Júnior Lima, como Rei Baltazar, e Xiquito Maciel Rei Belchior que também atuam na via Sacra de Planaltina. A noite festiva continua com o tradicional giro das Folias, o encontro das bandeiras e apresentações emocionantes dos grupos de foliãs e foliões. Na sequência,
shows do violeiro Volmi Batista, Cantos De Folia, e da talentosa dupla Jessica e Juliana (SP). Além disso, o violeiro mineiro Pereira da Viola encerra a noite com toda a essência das lutas e resistências da comunidade quilombola de São Julião, distrito de Teófilo Otoni, em suas canções. Desde os 11 anos, Pereira se dedica à viola caipira, e a partir da década de 1980, iniciou sua trajetória como cantador e compositor, sendo influenciado por renomados artistas como Milton Nascimento e Dércio Marques. Com uma discografia composta por sete trabalhos, Pereira destaca-se por promover em suas letras e ritmos a riqueza da cultura popular, explorando temas que vão desde folias até batuques e samba de roda. Este será um momento único para celebrar e apreciar a autenticidade e a diversidade da cultura brasileira.
No sábado, as atividades começam com o café da manhã dos foliões, giro das Folias e a brincadeira de palhaços, uma tradição que percorrerá as casas dos moradores da comunidade que serão definidos posteriormente, com cantos que lembram a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes.
No encerramento da noite de sábado, depois das emocionantes apresentações dos grupos de Folia, o violeiro Idelbrando Calazâncio e a dupla Ânderes e Fernandes subirão ao palco para encantar o público com sua música. E, como atração principal da noite, a dupla Leyde e Laura, de São Paulo, conhecida por proporcionar um dos duetos mais marcantes e aplaudidos da história da música caipira.
Domingo, a programação dos foliões começa às 09h com o café da manhã e a tradicional missa sertaneja, se encerrando com a apresentação das folias, grupos de danças populares e violeiros, como Claudinho da Viola e a violeira Dayane Reis (DF). O show principal ficará por conta da tradicional e renomada dupla mineira de música caipira de raiz, Fernando e Osmair, com mais de 20 anos de carreira.
Barraquinhas de comidas típicas, exposições e ambientação, presépio, roda de prosa, oficina de instrumentos musicais, dentre outras atividades complementam a programação.
A festa das folias é uma jornada de celebração, fé e renovação espiritual e traz à reflexão valores de respeito, solidariedade e igualdade.
O projeto contribui para a difusão deste movimento cultural e artístico tão significativo para a cultura brasileira. É realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
*A entrada é franca e a classificação livre.
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA |31-05
10h – Credenciamento
12h – Almoço / Bendito de Mesa
14/17h – Apresentações espontâneas, orações e ritual de alvorada dos foliões ao presépio.
18h – Jantar / Bendito de Mesa com a Folia Minas Brasília
19h – abertura oficial / encontro das bandeiras / chegada dos três reis
20 HORAS APRESENTAÇÕES
FOLIAS
- Sagrada Tradição – (DF)
- Minas Brasília – (DF)
- Nossa Senhora Aparecida – (MG)
VIOLEIROS E VIOLEIRAS
- Volmi Batista “Cantos de Folia”
- Jéssica e Juliana
- PEREIRA DA VIOLA
SÁBADO |01-06
08h – Café da manhã dos foliões com Canto de Bendito
09/12h – Oficinas de Luthieria e Trilha Sonora – Etapa 1
09/12h – Roda de prosa
12h Almoço dos foliões / Bendito de Mesa – Reisado Doze Dos Reis
12:30 – Contação de Histórias – Duo Flor de Cacau
14/18h – Oficinas de Luthieria e Trilha Sonora – Etapa 2
14/17h – Assembleia AFOREIS
17h – Manifestações espontâneas
18h – Jantar / Bendito de Mesa com a Folia Nossa Senhora Aparecida
18h/19h – Apresentações das Oficinas de Luthieria e Trilha Sonora – Etapa 3
20 HORAS APRESENTAÇÕES
FOLIAS
- Reisado Doze Dos Reis- (BA)
- Estrela Da Guia – (MG)
- Folia De Niquelândia – (GO)
- Folia Feminina De Vazante – (MG)
VIOLEIROS E VIOLEIRAS
- Idelbrando Calazâncio
- Ânderes e Fernandes
- LEYDE E LAURA
DOMINGO |02-06
08h – Café da manhã dos foliões – Canto de Bendito
09h – Missa Sertaneja com o Padre Preguinho e Folia João Timóteo
12h – Almoço dos foliões / Bendito de Mesa com a Folia João Timóteo
12:30 – Contação de Histórias – Duo Flor de Cacau
14 HORAS – APRESENTAÇÕES
FOLIAS
- Saudade Do Interior – (DF)
- Menino Jesus – (DF)
- Despedida das Bandeiras
VIOLEIROS
- Claudinho da Viola
- Dayane Reis
- FERNANDO E OSMAIR
ATRAÇÕES DO EVENTO
MISSA SERTANEJA | EXPOSIÇÕES | AMBIENTAÇÃO CAIPIRA | PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO PRESÉPIO | OFICINAS | RODA DE PROSA | TRÊS REIS MAGOS
GRUPOS DE FOLIAS DE REIS
- Menino Jesus – (DF)
- João Timóteo – (DF)
- Minas Brasília – (DF)
- Sagrada Tradição – (DF)
- Saudade do Interior – (DF)
- Folia Feminina de Vazante – (MG)
- São Francisco – (MG)
- Folia Doze dos Reis- (BA)
- Folia de Niquelândia – (GO)
- Nossa Senhora Aparecida – (MG)
Artistas nacionais
- Pereira da Viola (MG)
- Leyde e Laura (SP)
- Fernando e Osmair (MG)
Artistas locais
- Ânderes e Fernandes
- Claudinho da Viola
- Dayane Reis
- Jessica e Juliana
- Idelbrando Calazâncio
- Volmi Batista (Cantos de Folia)
ATRAÇÕES DIÁRIAS
- Apresentações Artísticas;
- Exposições de Elementos das Folias de Reis;
- Ambientação com elemento da Cultura Caipira;
- Praça de Alimentação com Comidas Típicas;
- Presépio;
- Os Três Reis Magos – Atores.