Semana Brasileira de Educação Midiática discute o papel da comunicação na era digital

Evento reúne especialistas e educadores para debater desafios e oportunidades da educação midiática no Brasil.

A segunda edição da Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM) teve início nesta terça-feira (29), em Brasília, com o objetivo de fortalecer as habilidades de comunicação dos estudantes e promover o uso consciente e responsável das mídias e da internet. O evento, que acontece até 1º de novembro, reúne especialistas, educadores e representantes do governo e da sociedade civil para discutir os desafios e oportunidades da educação midiática no Brasil.

Conectando territórios e diversidades

Com o tema “Conectando territórios e diversidades”, a SBEM aborda questões como o combate à desinformação, a promoção do jornalismo de qualidade, a proteção dos direitos no ambiente digital e o impacto das tecnologias na formação da identidade dos jovens. O evento se integra à Media and Information Literacy Week 2024 da Unesco, consolidando a posição do Brasil no debate global sobre alfabetização midiática e informacional.

LEIA TAMBÉM:

Educação midiática para um futuro melhor

“Acho que o esforço que a gente está fazendo aqui não é algo que modifica o que vai acontecer amanhã ou daqui a três meses, mas é algo que busca modificar a desorganização que o nosso tecido social hoje enfrenta, e que hoje marca a formação nossa como sociedade”, destacou João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secom.

Construindo consensos em um mundo digital

Katia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, ressaltou a importância da educação e do conhecimento para a construção de uma sociedade mais compreensiva e amorosa. “O desafio é como criar novos consensos para se manter como sociedade e proporcionar isso às nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos que estão nesse mundo digital”, afirmou.

Cidadania e habilidades digitais

Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet, defendeu a importância da cidadania e das habilidades digitais para o século XXI. “As ações que serão desenvolvidas ao longo desta semana coroam um esforço coletivo e voluntário, articulado pelo Poder Público e que envolve diversos atores da sociedade civil”, disse.

Desenvolvendo o senso crítico

Vivian Melcop, assessora de Políticas Públicas Educacionais da Undime, destacou a importância do desenvolvimento do senso crítico dos estudantes no contexto digital. “Estudantes precisam aprender a interpretar textos, notícias, vídeos e mensagens em diversas plataformas”, avaliou.

Combatendo a desinformação

Pilar Lacerda, presidenta da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), alertou para o efeito dessensibilizador da grande quantidade de informações e notícias na internet. “A escola é o espaço da formação na luta contra propagação de notícias falsas”, afirmou.

Como participar

A SBEM convida educadores e interessados a organizarem suas próprias atividades em escolas e comunidades. As propostas podem ser feitas a partir de formulário disponível no site da Secom-PR, que disponibiliza também planos de aula e um repositório de conteúdos para inspirar educadores.

RECOMENDAMOS