O programa auxiliará governantes no desenvolvimento de políticas públicas
A resolução publicada pela A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) institui o Programa Monitor de Secas para acompanhar a falta de chuva e os impactos da estiagem em todo o país. Entre outros pontos, o programa vai classificar o grau de severidade da seca, os impactos em determinadas regiões e a evolução do fenômeno com o passar do tempo.
Segundo a Agência, a ferramenta pretende também auxiliar os governantes na implementação de políticas públicas no enfrentamento à estiagem e fornecer informações aos governantes sobre eventuais problemas constatados. O serviço é coordenado pela ANA, com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos.
O programa de monitoramento passa a valer em 3 agosto. A ferramenta mapeia a seca em todos os estados do nordeste, além do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.
*84 Notícias com informações do Brasil 61