No outubro rosa, campanha lembra que mesmo diante da pandemia, é preciso se prevenir contra câncer de mama

Ao realizar os exames periodicamente é possível receber um diagnóstico precoce, que um dos grandes aliados do tratamento eficaz do câncer de mama.

Há muito tempo vermos as campanhas do outubro rosa pelo país, ela acontece através de instituições públicas e privadas. É uma medida para alertar às mulheres da importância da prevenção do câncer de mama.

A situação não mudará em 2020, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, é fundamental que as mulheres se engajem na campanha e incentivem a pratica do autocuidado e que faz os exames, especialmente aquelas que fazem parte do grupo de risco.

Ao realizar os exames periodicamente é possível receber um diagnóstico precoce, que um dos grandes aliados do tratamento eficaz do câncer de mama. A descoberta cedo auxilia com que o tumor não atinja outros órgãos. Estando no topo dos casos novos de tumores entre o sexo feminino, estimasse que o tumor na mama, só em 2020, corresponde a 29,7%, o que representa 66.280 novos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Mais sobre

Para o Inca, mulheres que adiaram consultas e exames agiram certo

História da campanha

Outubro é um momento dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama em todo mundo, desde a década de 90. O laço rosa é um símbolo internacional e é usado por organizações públicas e privadas ao longo do mês. A Fundação Susan G. Komen for the Cure foi pioneira na campanha do outubro rosa. A instituição distribuiu laços para participantes na primeira Corrida pela Cura, feita em Nova York organizada por sobreviventes do câncer de mama.

O Ministério da Saúde afirmou que a campanha é um sucesso e já aumentou em 37% o número de mamografias realizadas no Brasil. Ele é o segundo câncer que mais aflige mulheres no país e no mundo, de acordo com o INCA, o câncer de mama é uma neoplasia maligna que acomete o tecido mamário.

RECOMENDAMOS