No Brasil, 20% da população acredita que a homossexualidade é doença

Um levantamento do Instituto Locomotiva para a IO Diversidade apontou que 2 a cada 10 moradores do país, tem crença que a homossexualidade é doença

A pesquisa é realizada nos meses de maio e junho, aconteceu em 2023, na modalidade a distância. Ao todo, 1574 de brasileiros participaram.

A diretora-executiva da IO Diversidade Rachel Rua, para a CNN Rádio, ressaltou que existe um nicho que acredita que a orientação sexual é doença, 4 em 10 participantes da pesquisa areditam que pode ser “curada.”

“O comportamento sexual humano é mais amplo do que a heterossexualidade, que é o modelo hegemônico e mais aceito pela sociedade”, pontuou a diretora-executiva.

De acordo com Rachel Rua, tudo que não se enquadra no termo “natural”, a sociedade entende como “desvio”.

“Isso não é verdade, a homossexualidade é um comportamento tão natural quanto a heterossexualidade, não é uma escolha”, afirmou Rachel.

O estudo mostra também que 45% não entendem o que é alguém transgênero.

A pesquisa mostrou ainda que cada 10 entrevistados falaram que é difícil para as pessoas LGBTQIA+ entrarem no mercado profissional.

E 90% dos participantes acreditam que as LGBTQIA+ passam por violência e discriminação no país .

Dos entrevistados, 40% acreditam que não aceitariam se o filho mudasse de gênero.

“É preciso de informação e políticas públicas para reverter este quadro”, finalizou a diretora-executiva da IO Diversidade.

 

 

*Com informações da CNN Rádio.

 

RECOMENDAMOS