Ministério da Saúde realiza Dia D da Multivacinação com foco na poliomielite

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal igual ou superior a 95% para a vacina poliomielite a menores de 5 anos de idade.

O Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta ocorreu neste sábado (20) em todo o país.

A mobilização, que se estende até o dia 9 de setembro, conta com mais de 38 mil postos de vacinação e busca a cobertura vacinal de, pelo menos, 95% das crianças menores de 5 anos para a pólio. E para a atualização das vacinas de rotina, o público-alvo inclui os menores de 15 anos.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são crianças entre um e menores de cinco anos de idade. As menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário.

LEIA AINDA

Já as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Sarampo

Outras vacinas da campanha são igualmente importantes, como por exemplo a tríplice viral, que protege as crianças contra sarampo, rubéola e caxumba, e a vacina contra HPV, que previne câncer no colo do útero.

Em 2016, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) chegou a considerar o Brasil livre do sarampo, mas o país voltou a registrar casos da doença com frequência, principalmente no Amapá, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Ministério da Saúde está atento à situação e, inclusive, ativou uma Sala de Situação para monitorar a circulação do vírus no país.

Para as crianças, estão disponíveis os imunizantes para Hepatite A e B; Penta; Pneumocócica 10 valente; Vacina Inativada e Vacina Oral Poliomielite; Vacina Rotavírus Humano; Meningocócica; Febre amarela; Tríplice viral; Tetraviral; Tríplice bacteriana; Varicela e HPV quadrivalente.

Já para os adolescentes de até 15 anos, as vacinas são de HPV, febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica conjugada.

Da Redação com informações do Brasil 61

RECOMENDAMOS