Governo Federal lança planos para fortalecer segurança alimentar e agroecologia no Dia Mundial da Alimentação

Presidente Lula assina Planapo e Plannab, que visam ampliar o acesso a alimentos saudáveis e fortalecer a agricultura familiar

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar “Alimento no Prato” (Plannab) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). As iniciativas visam garantir o acesso da população a alimentos saudáveis e fortalecer a agricultura familiar, com foco na produção sustentável.

Plannab: Alimento no Prato para todos os brasileiros

O Plannab, uma iniciativa inédita no Brasil, conta com 29 iniciativas e 92 ações estratégicas para ampliar o acesso a alimentos saudáveis e frescos. Entre as medidas, está a expansão de sacolões populares e a criação de seis novas centrais de abastecimento em diferentes estados, incluindo Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.

LEIA TAMBÉM:

Arroz da Gente: incentivando a produção e o estoque

O programa também inclui o “Arroz da Gente”, que visa estimular a produção e a formação de estoque de arroz. Pequenos e médios produtores poderão firmar contratos com o governo, garantindo a compra da produção com preço predefinido. Serão investidos R$ 1 bilhão para a compra de até 500 mil toneladas de arroz.

Planapo: fortalecendo a agroecologia e a produção orgânica

O Planapo reúne ações para fortalecer a produção de orgânicos e a agroecologia, com foco na sustentabilidade e na inclusão social. O plano prevê incentivos financeiros para a transição agroecológica, pesquisa e inovação, incentivo às compras públicas e inclusão de mulheres, jovens, indígenas e quilombolas na agricultura familiar.

Compromisso com a segurança alimentar

“A Agricultura Familiar é a grande responsável pela produção de alimentos saudáveis e adequados, que garantem a segurança e a soberania alimentar e nutricional da nossa população”, destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. “Com o Planapo, vamos conseguir ofertar alimentos ainda mais saudáveis para o consumo e também ajudar na adaptação e na mitigação dos impactos das mudanças climáticas. É mais qualidade de vida para a população do campo e mais alimento saudável no prato de todos os brasileiros e brasileiras”.

RECOMENDAMOS