Fapesc Day celebra a inovação em Santa Catarina com premiação e pitchs de startups

Evento reúne empreendedores, pesquisadores e incentiva o desenvolvimento científico e tecnológico no estado

Florianópolis sediou, nesta sexta-feira (8), o Fapesc Day, um evento que reuniu empreendedores, pesquisadores e representantes do ecossistema de inovação de Santa Catarina. O encontro marcou a entrega do Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer e as apresentações finais dos projetos do Programa Centelha 2, que incentiva o empreendedorismo inovador.

“Celebração da inovação”

“Temos hoje uma celebração da inovação, um momento em que encontramos pessoas de todas as regiões do estado que vêm mostrar boas experiências de inovação que acontecem em Santa Catarina”, afirmou Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc. “Hoje é um dia muito importante para ter contato com as pessoas, trocar experiências e ouvir as demandas. E enquanto Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado, isso tudo colabora para o direcionamento dos próximos planejamentos e execução de recursos voltados para a inovação”.

LEIA TAMBÉM:

Prêmio Inovação Catarinense

O Prêmio Inovação Catarinense reconheceu o trabalho de 27 pessoas, instituições e empresas que se destacaram na promoção da inovação em Santa Catarina. Foram distribuídos R$ 630 mil em premiação, além de certificados e troféus, em nove categorias:

  • Agente de Inovação;
  • Pesquisador(a) Inovador(a);
  • Mestrando(a) Inovador(a);
  • Doutorando(a) Inovador(a);
  • Professor(a) Inovador(a);
  • ICT Inovadora;
  • Inovação em Produto;
  • Inovação em Processos de Negócio;
  • Inovação de Impacto Socioambiental.

Programa Centelha 2

O Fapesc Day também contou com as apresentações finais dos 49 projetos selecionados pelo Programa Centelha 2, que visa estimular o empreendedorismo inovador e a criação de startups de base tecnológica. O programa oferece apoio financeiro, capacitação e networking para empreendedores.

“Dois momentos importantes”

Valeska Tratsk, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, destacou a importância do Fapesc Day para o ecossistema catarinense. “Tivemos dois momentos importantes neste encontro: o compartilhamento de experiências dos empreendedores do Centelha 2 e a entrega do Prêmio Inovação Catarinense”, afirmou.

Homenagem a Caspar Erich Stemmer

O Prêmio Inovação Catarinense leva o nome do engenheiro Caspar Erich Stemmer, que teve uma atuação destacada na educação e na ciência em Santa Catarina, especialmente na UFSC.

RECOMENDAMOS