Dia dos Povos Indígenas: Celebrando a Cultura, Identidade e Preservação na Amazônia

Caixa tem iniciativas que levam inclusão e desenvolvimento às comunidades indígenas da região Norte do País

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 19 de abril, ganha um significado especial em Roraima, estado que abriga o município com maior percentual de indígenas do Brasil: Uiramutã, onde 96% da população se identifica como indígena.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Neste dia, homenageamos a rica cultura, história e resistência dos povos indígenas que habitam o Brasil há séculos, reconhecendo sua fundamental importância para a diversidade e o desenvolvimento do país.

LEIA TAMBÉM:

Celebrando a Cultura e Identidade

Para Paula Nascimento, indígena da comunidade Novo Paraíso, o Dia dos Povos Indígenas transcende a data em si, representando uma celebração diária que se manifesta em cada cocar usado, em cada dança realizada e na vida em comunidade. “É uma essência que nos acompanha todos os dias”, resume ela.

A dança parixara, uma das mais tradicionais manifestações artísticas dos povos indígenas de Roraima, é um exemplo vivo dessa expressão cultural. Através da música, do corpo e da pintura, a comunidade celebra a colheita, a caça e a própria identidade indígena. “Com a dança, a gente fala de sentimentos, do movimento, da comida, das bebidas, do que é ser indígena, de tudo que a gente passa”, explica Paula.

Preservação da Natureza: Uma Responsabilidade Ancestral

Para o indígena Helinelson Cadete, agente de saúde na comunidade Canauanim, a preservação da natureza é intrínseca à identidade indígena. “Quando falamos em preservar a natureza, estamos falando em garantir ar limpo para respirar, manter os rios e lagos saudáveis, ficar perto dos animais e, principalmente, cuidar das florestas”, afirma.

Essa responsabilidade se traduz em ações cotidianas que garantem a saúde do meio ambiente e a qualidade de vida das futuras gerações. “É uma forma de cuidar não só de nós mesmos, mas também das próximas gerações, garantindo que elas tenham um mundo bonito para viver”, complementa Helinelson.

Missão Caixa: Levando Inclusão e Desenvolvimento às Comunidades Indígenas

Em 2023, a Caixa Econômica Federal (CAIXA) lançou a Missão Caixa, iniciativa que visa levar inclusão e desenvolvimento às comunidades indígenas de Roraima e Amazonas. Através de um caminhão-agência e do trabalho dedicado de seus funcionários, a CAIXA oferece serviços bancários e orientações essenciais para os moradores e beneficiários indígenas e imigrantes mais necessitados.

“A Caixa é a nossa montanha”, declara Paula Nascimento, reconhecendo a importância da Missão Caixa para o acesso a serviços bancários na comunidade Novo Paraíso. “Com a Caixa, a gente não precisa mais se deslocar para Boa Vista ou Bonfim, o que levava um dia inteiro”, relata.

Carlos Henrique Magalhães: Um Símbolo de Esperança e Oportunidade

Carlos Henrique Magalhães, indígena da reserva Raposa-Serra do Sol e funcionário da CAIXA há 24 anos, é um dos pilares da Missão Caixa em Roraima. Sua trajetória profissional e sua profunda paixão pelo estado e pelo seu trabalho o tornam um símbolo de esperança e oportunidade para a comunidade indígena.

“Ao longo da história, nós, povos indígenas, ajudamos na construção de muitas coisas. O progresso aconteceu de lá para cá, não é o contrário. A manutenção dos costumes ainda dará muita contribuição futura para o País”, garante Carlos Henrique.

RECOMENDAMOS