Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a Associação Cresce DF está de volta com a segunda edição do projeto Mulheres Criativas.
Na primeira edição, o projeto contou com cerca de 7 mil inscritas. O objetivo é que as mulheres contempladas pelo projeto desenvolvam novas habilidades profissionais e saiam dos cursos prontas para um mundo de novas possibilidades e oportunidades e, assim, possam alcançar a tão sonhada autonomia socioeconômica.
De acordo com o coordenador Everson Berlamino, as mulheres que concluíram os cursos estão trabalhando em suas áreas de atuação.
“A maioria das mulheres capacitadas que receberam certificados já está atuando na sua área de formação, sendo um sucesso efetivo junto a sociedade”.
Belarmino também destaca que o projeto atua como uma rede de colaboração após o término dos cursos.
“Somos uma rede que tem muitos contatos e vamos disponibilizar o banco de mulheres para empresas parceiras. Acreditamos muito que as mulheres participantes poderão alcançar a sua liberdade financeira e autonomia no mercado profissional”.
Empreendedorismo feminino
O empreendedorismo feminino tem sido a grande aposta da instituição criadora do projeto. Dados do Sebrae mostram que o percentual de mulheres donas de negócio no Distrito Federal em proporção a homens é de 35%, acima da média nacional, que é de 34,4%. No DF, o percentual de empreendedoras por conta própria é de 83%, sendo que 17% são donas de negócios que empregam pessoas, número maior que a média nacional (13%).
Beatriz Coutinho, de 35 anos, moradora de Ceilândia, foi uma das alunas dos cursos de maquiagem, penteado e designer de sobrancelhas. Para ela, que ficou sem renda na pandemia, os cursos mudaram a sua vida.
“Recém separada, sem profissão e com dois filhos para criar, me vi no desespero. Eu não sabia o que fazer, até que vi o projeto na internet. Decidi fazer os cursos na área da beleza, pois sempre gostei, mas nunca fiz curso nenhum por ser caro”, contou. “Hoje eu atuo na área, abri um pequeno espaço em minha casa e finalmente conquistei minha liberdade financeira, algo que nunca tive em toda minha vida. O projeto mudou minha vida, só tenho a agradecer”, destacou.
Presencial e Online
A novidade deste ano é que os cursos deixam de ser apenas no online e passam a ter as duas modalidades. Anteriormente, devido a pandemia, milhares de mulheres se capacitaram através das aulas virtuais. Para quem tem interesse de fazer a modalidade presencial, é bom correr, pois as vagas são limitadas. Estão disponíveis 800 vagas. Os cursos acontecerão em Samambaia, mas a oportunidade também vale para mulheres que residem em outras cidades do Distrito Federal. Ao todo, são oferecidos dez cursos gratuitos.
PodCasts
O projeto também vai contar com a realização de 50 programas de podcasts com a presença de mulheres criativas de comunidades. Os podcasts serão transmitidos ao vivo através de um estúdio móvel. A ideia é que essas mulheres, consolidadas no meio profissional, reforcem a proposta da iniciativa para motivar e inspirar novos talentos por meio da trajetória empreendedora, assim como ensinar e trocar experiência no ramo em que são especialistas, criando, assim, uma grande e potente rede de colaboração e desenvolvimento entre as mulheres da cidade.
Acessibilidade
Importante mencionar que o projeto ainda prevê ações de acessibilidade por meio da estrutura com recursos adaptados a pessoas com deficiências no local de realização das atividades, como rampa, entre outros… Além disso, a ação disponibilizará intérprete de libras, conforme a demanda das alunas que necessitarem deste serviço.
Inscrições
As interessadas em participar dos cursos deverão se inscrever no site do projeto (www.mulherescriativas.com.br), e realizar um cadastro. Cada curso terá dois módulos com a carga-horária de 24 horas cada.
As inscrições para o presencial e online não tem data certa para o preenchimento das vagas, porém, é necessário que as interessadas inscrevam-se, no máximo, uma semana antes de cada curso. Desta maneira, ninguém fica de fora.
Se o curso começa dia 31/07, as interessadas precisam fazer suas inscrições na semana anterior. Simples assim.
Confira o cronograma através do link: mulherescriativas.com.br/?page_id=639
Cursos disponíveis
• Panificação e Biscoitos;
• Confeitaria e Doces;
• Sobrancelhas e Micropigmentação;
• Estética Facial;
• Corte Costura e Modelagem;
• Cabeleireira;
• Maquiagem e Automaquiagem;
• Pizzaiolo e Salgados;
• Marmitaria;
• Extensão de Cílios.