A vitória se tornou realidade após aliança com o presidente da república, Jair Bolsonaro
Alagoense e deputado federal filiado ao PP-AL, Arthur Lira (51), iniciou sua carreira na política em 1992, quando foi eleito vereador em Maceió, capital do estado de Alagoas. Reeleito para um segundo mandato na Câmara Municipal, também exerceu outros três como deputado estadual. Nesta segunda feira (1°) venceu à candidatura para o mais alto posto da casa, e se tornou o novo presidente da Câmara dos Deputados com êxito no primeiro turno.
Lira teve um placar de 302 votos, enquanto seu adversário, Baleia Rossi, filiado ao MDB e apoiado por Rodrigo Maia, que até então ocupava a presidência da câmara, obteve um total de 145 votos. Maia se emocionou na despedida do cargo.
LEIA MAIS: Governo Ibaneis garante verba de R$ 1,6 milhão para unidades de internação
O forte interesse de Jair Bolsonaro em Arthur Lira levantou diversos questionamentos, como a independência da câmara e se Lira seria um obstáculo para um eventual processo de impeachment. Levando em consideração que já foram apresentados mais de 60 pedidos de cassação contra o presidente da república, e o mesmo estava vulnerável de base política.
Arthur Lira responde à dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e lavagem de dinheiro, réu no inquérito da Operação Lava-Jato e é investigado por sonegação fiscal. Por ser réu no Supremo, Lira fica impedido de assumir a Presidência da República em caso de ausência simultânea do presidente Jair Bolsonaro e do vice Hamilton Mourão.
Placar da votação:
Arthur Lira (PP-AL): 302 votos
Baleia Rossi (MDB-SP): 145 votos
Fábio Ramalho (MDB-MG): 21 votos
Luiza Erundina (PSOL-SP): 16 votos
Marcel Van Hattem (Novo-RS): 13 votos
André Janones (Avante-MG): 3 votos
Kim Kataguiri (DEM-SP): 2 votos
General Peternelli (PSL-SP): 1 voto
Em branco: 2 votos
*Karoline Cavalcante estagiária do 84 notícias sob supervisão de Hudson Cunha