O Governo Federal abriu as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que oferece 6.640 vagas para servidores públicos em 21 órgãos federais. As inscrições começaram nesta sexta-feira (19) e podem ser feitas até 9 de fevereiro.
O concurso é considerado inovador por possibilitar a inscrição para mais de um cargo, desde que as escolhas estejam no mesmo bloco temático. São oito blocos temáticos, que representam as diferentes áreas de atuação dos cargos ofertados:
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Tecnologia, Dados e Informação
- Ambiental, Agrário e Biológicas
- Trabalho e Saúde do Servidor
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Setores Econômicos e Regulação
As provas serão realizadas em 5 de maio, em 220 locais. Essa quantidade de locais facilita o acesso ao concurso aos brasileiros das mais diferentes regiões do País.
Como fazer a inscrição?
As inscrições devem feitas pela plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta do Gov.br: ouro, prata ou bronze. É possível se candidatar para vários cargos, desde que as escolhas estejam dentro do mesmo bloco temático.
Onde posso consultar os editais?
Os editais estão disponíveis na página oficial do Concurso. Clique aqui para acessar.
Como funciona a classificação do concurso?
O critério de seleção é a nota. Assim, o candidato que não estiver classificado em sua primeira opção, mesmo que assuma outro cargo, poderá permanecer na lista de espera das vagas indicadas entre as primeiras opções no momento da inscrição.