Nomeação de Richard Back para o comando da fundação é contestada por entidades representativas de empregados e aposentados
Associações de funcionários e aposentados da Caixa Econômica Federal se mobilizam contra a substituição de Ricardo Pontes, presidente da Funcef, pela indicação de Richard Back. Back assumirá o cargo como chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, uma mudança que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Funcef na última sexta-feira (11/10).
As entidades criticam a troca, considerando-a como uma possível interferência política e administrativa nos rumos da fundação. “Essa suposta intervenção na Funcef, com a troca de comando, traz preocupação às entidades com a possibilidade de interferência política e gestão temerária dos recursos por agentes externos”, afirmou um documento assinado por várias associações, como Fenag, Anecef e Anapec. Além disso, a Anapar questionou a falta de transparência no processo de substituição de Pontes.
Trajetória e mudança de comando
Ricardo Pontes, que assumiu a presidência da Funcef no fim de março de 2023, foi exonerado poucos meses depois de ser indicado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Formado em administração pública e com pós-graduação na área, Pontes já havia ocupado cargos no Piauí e no grupo Seteprod.
Por outro lado, Richard Back, que ocupará a presidência, integrou o gabinete de Alexandre Padilha desde 2022, antes de atuar como sócio e analista político na XP Investimentos.
Repercussão e preocupações com o futuro da fundação
A Funcef é a terceira maior entidade de previdência complementar fechada do Brasil, com patrimônio de R$ 116 bilhões e mais de 53 mil aposentados e pensionistas. As associações pedem esclarecimentos sobre o motivo da substituição e a manutenção de uma gestão técnica, sem influências políticas que possam comprometer o futuro dos benefícios previdenciários.