Gisele Alexandre dá notícias sobre transmissão e sintomas da covid-19, mas fala também sobre as políticas públicas que foram criadas na pandemia
“Levar informação de qualidade e promover a cultura periférica”. Esta é a descrição do podcast Manda Notícias, desenvolvido há um ano pela jornalista Gisele Alexandre, moradora da região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo.
Gisele é repórter da Agência Mural, comunicadora no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo e, desde março de 2020, também é host do Manda Notícias.
LEIA TAMBÉM:
- Em ato heroico, motoboy salva a vida de bebê que estava engasgado
- Governo de Goiás recebe ambulância da CBF, destinada ao Hospital Regional de Luziânia
- Detentos transformam entulhos em casinhas para cães abandonados, em SP
- Fiocruz aponta alta de casos e óbitos por covid-19 em pacientes jovens
A ideia do programa surgiu poucos dias depois do primeiro caso de covid-19 no Brasil. Dezenas de comunicadores de periferias de todo o País, entre eles Gisele, já estavam se articulando com o objetivo de informar os moradores dos seus territórios.
“Aí surgiu a ideia do áudio via WhatsApp. Eu produzi num fim de semana, num formato que eu achei que era interessante: uma notícia curta e rápida”, relembra Gisele.
A ideia da jornalista era distribuir pelo aplicativo via lista de transmissão, que hoje conta com mais de 600 inscritos. Mas logo ela também disponibilizou o Manda Notícias em outras mídias, como o Spotify e o Google Podcasts. Até o fim de março, Gisele produziu 95 programas, sempre com duração de até dez minutos.
“Falamos sobre transmissão, sintomas, mas também sobre as políticas públicas que foram criadas”, conta a jornalista, que também entrevistou artistas periféricos. “Meu olhar parte do que é importante para aqui. Os personagens são daqui da Zona Sul, todos os especialistas também”.
Para Gisele, produzir conteúdo para o WhatsApp é também ser concorrente direto da desinformação. Em regiões como o Capão Redondo, o acesso à internet de qualidade ainda é caro. Os aplicativos de mensagens, porém, sempre estão disponíveis nos pacotes mais simples das operadoras de telefonia.
A jornalista defende que o Manda Notícias e projetos similares são “alternativas e espaços de diálogos diferenciados que a mídia hegemônica não conseguiria alcançar”. “É muito importante se reconhecer como um veículo territorial, em que as pessoas confiam. Tem sido muito incrível”.
Para saber mais sobre o projeto, acesse:
https://www.instagram.com/mandanoticias.podcast/ e https://www.instagram.com/gialex30/
*Com informações do site UOL