Verduras, legumes e frutas que não são aproveitados comercialmente atendem pessoas vulneráveis de 115 instituições cadastradas no programa
A multiplicação de legumes, verduras e frutas. Assim é o programa Desperdício Zero das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal, a Ceasa. Desde 2019 em plena atividade, o projeto oferece quase 640 mil refeições complementadas a pessoas de baixa renda por meio das 155 instituições cadastradas no Banco de Alimentos da empresa estatal.
Os produtos que fazem parte destes pratos são doados por 82 empresários, produtores e agricultores parceiros da iniciativa.
Leia ainda
Concurso para escriturário bancário será realizado domingo (6)
Como funciona?
Geralmente muito maduros ou levemente danificados, ou seja, por uma questão meramente estética, milhares de verduras, legumes e frutas não são aproveitados comercialmente, mas em perfeitas condições para consumo. Então esses produtos são recolhidos, passam por um processo de triagem, pesagem e são doados às instituições que preparam a própria comida ou distribuem em forma de cesta básica.
Dados
De janeiro até setembro de 2022, foram aproveitados e doados quase 127 mil kg de alimentos. As distribuições são feitas todas as semanas, de segunda a quinta-feira. Os beneficiados são crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade.
Como receber os produtos?
Para receber os produtos oferecidos pelo Banco de Alimentos da Ceasa, o beneficiado tem que estar cadastrado na instituição e, no dia da doação, estar munido de CPF, cartão do NIS (número de inscrição social) e sacola.