Entregas podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria da Mulher da cidade; as perucas ficam à disposição de pacientes de toda a região do Alto Tietê
A secretaria da Mulher de Poá, por meio do projeto Banco de Perucas, em parceria com a Organização Não governamental (ONG) Cabelegria, está recebendo doações de cabelo para confecção de perucas. O material confeccionado é para atender às mulheres, de todas as idades, que estão em tratamento de câncer. A doação do cabelo pode ser feita na própria secretaria, localizada na Rua Fernando Pinheiro Franco, 141, centro, das 9 às 16 horas.
Segundo a secretária da pasta, Maria das Graças Chaia Marques, o projeto tem como objetivo dar conforto psicológico à mulher que, em virtude do tratamento de quimioterapia para o combate ao câncer, acaba sofrendo a perda de cabelo em decorrência dos efeitos colaterais.
LEIA TAMBÉM:
- Caiu o número de partos durante a pandemia, diz hospital administrado pelo Iges-DF
- Câmara aprova criação de Rondas Maria da Penha em primeiro turno
- Vítima de violência doméstica pede socorro em agência bancária no DF
- Agentes do Detran-DF socorrem idoso perdido, assista o vídeo
“Além de lidarem com os desconfortos causados pelos sintomas da doença, como as dores, por exemplo, ainda precisam ter forças para superar as consequências que afetam a autoestima. Esse projeto é importante para que a mulher possa se sentir bem ao se olhar no espelho, e consequentemente, ter forças para não se entregar”, destacou.
Parceria
O projeto Banco de Perucas é fruto de uma parceria entre a secretaria da Mulher de Poá e a ONG Cabelegria, onde a pasta fica responsável pelo recebimento dos cabelos, bem como a entrega das perucas às mulheres, e a Ong por produzir o material. “Para retirar as perucas, o paciente precisa fazer um cadastro e apresentar o laudo médico, além do comprovante de quimioterapia e um documento de identificação. É bom frisar que também atendemos pessoas com outras doenças”, afirmou Mariana Robrahn, responsável pela entidade.
A representante da Cabelegria esteve na secretaria nesta segunda-feira (1º), acompanhada por Mildima Ferreira Lima, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e conselheira estadual da Condição Feminina, para abastecer o Banco de Perucas. Além disso, complementou o acervo com um higienizador de mãos e kits de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).
O Banco de Perucas está instalado na Secretaria Municipal da Mulher, localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, centro. O local conta com prateleiras que contém diversos modelos, além de uma bancada com espelho. A doação de cabelo pode ser feita no mesmo endereço, das 9h às 16 horas.
*Com informações do portal O Diário